Autran quer parceria para retirar carros abandonados das ruas

quinta-feira, 14 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Autran quer parceria para retirar  carros abandonados das ruas
Autran quer parceria para retirar carros abandonados das ruas

No mês passado A VOZ DA SERRA mostrou em uma reportagem diversos flagrantes de carros abandonados em ruas de Nova Friburgo, alguns deles já com mato crescido em volta. A maioria era de veículos descartados pelos próprios proprietários devido a problemas mecânicos, cujos reparos já não compensam financeiramente, ou até mesmo provenientes de furtos. A Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) já tem ciência do problema que incomoda muitos moradores, mas tem dificuldade em rebocá-los para o seu pátio, na Rua Vicente Sobrinho, em Olaria, que já se encontra superlotado, ainda mais devido à grande quantidade de veículos, especialmente motos, rebocados para lá após as blitzes de fiscalização de quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA) realizadas pela PM. A Autran, contudo, só poderia rebocar os veículos abandonados após regulamentação para tal.   
O superintendente da autarquia, coronel Hudson Aguiar Miranda, deve se reunir nesta sexta-feira, 15, com representantes do projeto Rodando Legal para estabelecer uma parceria visando o recolhimento dos veículos abandonados nas ruas de Nova Friburgo aos depósitos do Rodando Legal no estado. A intenção é assinar um convênio que garanta o recolhimento imediato desses veículos, evitando que permaneçam nas ruas atraindo ratos ou até mesmo servindo para esconderijo de drogas e armas.
Há cerca de duas semanas, por exemplo, na Ponte da Saudade, dois carros abandonados na Rua Álvares de Azevedo chamavam a atenção sobre uma calçada. No mesmo bairro, a antiga linha férrea tem figurado como depósito de carros abandonados e até de carcaças. Moradores temem ainda que as ferragens expostas sirvam como criadouros do mosquito transmissor da dengue devido ao acúmulo de água parada. Sem contar a proliferação de mosquitos e ratos.
Na Rua Ari Parreira, em Olaria, um carro abandonado desde o ano passado preocupa os moradores. Além do mau aspecto, os vizinhos temem que o veículo facilite atividades ilícitas, como o uso ou o esconderijo de drogas.
No município do Rio de Janeiro um decreto publicado recentemente no Diário Oficial regulamentou as funções da Secretaria de Ordem Pública, autorizando-a junto à Comlurb a fazer a remoção dos veículos abandonados em vias públicas para depósitos. Os veículos deteriorados e sem placas e qualquer condição de uso poderão ter as carcaças vendidas. Já os com placas e em condições aparentes de utilização deverão ser levados para depósitos com autorização da Secretaria de Ordem Pública. Os veículos poderão permanecer nos depósitos por até 90 dias. Caso não sejam procurados por seus proprietários após esse período, deverão ser leiloados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade