Quem mora em Nova Friburgo e quer doar sangue está sendo orientado a se dirigir ao município vizinho de Teresópolis. Isto porque, o Hemocentro Região Serrana está com o serviço de coleta suspenso devido a problemas no sistema de ar refrigerado. A reportagem de A VOZ DA SERRA vem recebendo uma série de reclamações sobre a inesperada paralisação, que está surpreendendo muitos doadores e pacientes que aguardam cirurgias. “Estive lá na manhã de terça e fiquei espantado quando disseram que as doações não estão sendo aceitas porque o ar-condicionado está sem funcionar. Parece que os doadores estavam passando mal por causa do calor e decidiram paralisar o serviço. O mais absurdo é que me mandaram ir a Teresópolis para doar sangue”, desabafou um leitor que ligou para o jornal e preferiu não se identificar.
Além de estar na contramão das constantes campanhas para doação voluntária e habitual de sangue, a suspensão do serviço de coleta estaria prejudicando pacientes que aguardam para serem operados. “Meu parente está com o fêmur quebrado e aguardando para ser operado, mas eles não dão nenhuma previsão”, reclamou o mesmo leitor que ligou denunciando o problema.
A reportagem do jornal apurou que as coletas estão suspensas desde 18 de fevereiro e os casos de urgência têm sido supridos por outros bancos de sangue, como o HemoRio e o Hemocentro de Teresópolis. “Ainda temos um pouco de sangue no estoque, mas estamos pedindo que as pessoas doem em Teresópolis. É uma forma de colaborar com quem está nos ajudando nesse momento”, disse uma funcionária da unidade.
A paralisação do serviço de coleta do Hemocentro é preocupante, já que prejudica os serviços de saúde do município e coloca a população em risco. Em caso de emergência, não haveria estoque suficiente de sangue na cidade. Apesar das inovações tecnológicas da medicina, ainda não existe nenhum produto sintético que substitua o sangue, daí a importância dos hemocentros.
A reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a direção do hospital para saber quando o serviço de coleta voltará a funcionar e foi informada pela secretária que a Fundação Municipal de Saúde “está tomando as providências cabíveis”. Segundo ela, mais detalhes poderiam ser obtidos com a equipe da secretaria de Comunicação da Prefeitura. A reportagem ligou para a assessoria e foi comunicada que nesta sexta-feira, 8, “será divulgada uma nota oficial sobre a situação do Hemocentro”.
Deixe o seu comentário