Prefeitura fala sobre os problemas de São Geraldo

segunda-feira, 04 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Com relação à reportagem A Voz dos Bairros sobre São Geraldo, publicada na edição dessa sexta, 1º de março, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Comunicação Social, enviou as respostas solicitadas.

- A Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues está interditada.
   - Como está a situação dos alunos?
   - Quando os reparos no prédio serão feitos?
   - Quando os alunos voltam a estudar?
Resposta: O secretário de Educação, Larry Busquet, informa que a Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues, em São Geraldo, está passando por reparos emergenciais para que possa ser parcialmente desinterditada e tenha o início das aulas já a partir da próxima segunda-feira, 4. Os reparos foram iniciados quarta-feira, 27, e devem se estender até esta sexta-feira ou sábado, permitindo o retorno dos alunos. A interdição aconteceu na sexta-feira, 15, e o início do ano letivo estava marcado para o dia 18. Assim, nessas duas últimas semanas, os alunos não tiveram aulas, mas as perdas serão recuperadas ao longo do ano letivo.

 - Há previsão de pagamento do aluguel social aos moradores de São Geraldo atingidos pela tragédia de janeiro de 2011?
Resposta: A secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Simone de Almeida, informa que sua secretaria está realizando a revisão de todos os cadastros do aluguel social do município. E a inclusão das pessoas depende desta revisão. Não existem novas vagas, e sim, inclusão autorizada pelo governo estadual para quem tinha direito e ainda não foi beneficiado, nas vagas que vão surgindo com a revisão. Não existe prioridade por bairros, e sim, por situações sociais que são diagnosticadas pelos técnicos de serviço social da secretaria. A secretária acredita que esta revisão estará concluída até abril do corrente ano. Todas as situações serão atendidas, porém, conforme disponibilidade de vagas. Quando forem concluídas as obras do estado para moradia, estas vagas também serão preenchidas por famílias que ficaram sem benefício. “Enfim, toda essa avaliação vai garantir moralidade e benefício a quem de direito. Esta é uma diretriz do prefeito Rogério Cabral e a equipe da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho está organizada e trabalhando para cumprir”, garante a secretária.
 
- O posto de saúde de São Geraldo tinha 16 médicos e duas ambulâncias e agora só tem um médico e nenhuma ambulância. Há previsão de contratação de novos médicos e o envio de alguma ambulância para esse posto? 
Resposta: O secretário de Saúde, Dagoberto José da Silva, informa que a segunda fase do tratamento de choque da Saúde em Nova Friburgo será realizada nas unidades básicas de saúde (UBS), fazendo um levantamento das carências e demandas de cada uma e solucionando os problemas. O secretário cita também que é importante ressaltar que na primeira fase do tratamento de choque na Saúde foram contratados 35 médicos que completaram o quadro do Hospital Municipal Raul Sertã. Essa regularização chegará também às UBSs.
 
- A administração regional de São Geraldo só tem três funcionários. Há previsão para contratar mais funcionários?
Resposta: O secretário de Obras, Clauber Domingues, responsável pela administração regional do bairro, e a secretária de Administração, Ana Paula Navega, dizem que sim, através de concurso público. 
 
- A quadra de esportes, anexa à escola, está sem condições de uso.
- Há previsão para reforma?
- Há previsão da volta do projeto Bom de Bola, Bom na Escola?
Resposta: O secretário de Esportes e Lazer, Renato Satyro, informa que a reforma da quadra de São Geraldo está dentro das próximas intervenções a serem realizadas no ano de 2013. O processo está em fase de assinatura de contrato para posterior envio de memorando de início de obras. Como são oito espaços esportivos a serem recuperados, ainda serão discutidas com o Conselho Municipal de Esportes, empresa vencedora da licitação e o prefeito municipal as prioridades e logísticas para ordem de execução das obras. Quanto ao Projeto Bom de Bola, Bom na Escola, quando esteve em execução não era de iniciativa do poder público, mas a Secretaria de Esportes tem por interesse colaborar com todas as iniciativas de resgate social e esportivo dentro de suas possibilidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade