É verdade. A água do Rio Bengalas está mais limpa e livre do mau cheiro, graças ao trabalho de tratamento de esgoto que vem sendo realizado pela Águas de Nova Friburgo. Só tem um problema. Como o leito do rio está muito baixo, devido à falta de chuvas, a água que corre entre as margens e as manilhas de esgotamento sanitário está represada. O que pode agravar, ao menos em parte, a proliferação de mosquitos nas imediações.
O superintendente da Águas de Nova Friburgo, Christian Portugal, não acredita que o aumento da incidência de mosquitos na cidade seja resultado dos interceptores. Ele próprio, afirma, reside num bairro distante do Centro, à grande distância dos interceptores, e tem observado o aumento da quantidade de mosquitos, o que atribui ao intenso calor que tem sido registrado na cidade.
Ele fez questão de destacar que existe uma preocupação da empresa com a questão e, por isso mesmo, existe uma equipe encarregada de eliminar o que chama de “eventuais acúmulos de água em períodos de estiagem”. Informou também que a Águas faz, periodicamente, um trabalho de conformação das laterais do rio junto à tubulação. Ao que parece, está mais do que na hora de fazer de novo este trabalho.

Deixe o seu comentário