A Associação Rural Legal, que atende prioritariamente Campo do Coelho, 3º distrito de Nova Friburgo, realizou recentemente a formatura da primeira turma de professoras formada por agricultoras da região. O evento ocorreu nas dependências do Ceasa em Conquista, através do IGP-Cêfel.
O Rural Legal tem como base a formação educacional das pessoas da região de maneira a capacitá-las para as atividades ligadas ao turismo e outras práticas econômicas. Os cursos de capacitação profissional em diversas áreas são fundamentais para que o desenvolvimento local se faça de forma integrada e para que agricultores, comerciantes, pousadeiros e outros tenham como empregar pessoas da própria localidade, evitando assim o êxodo rural.
“É importante a escola ir até o agricultor. Ele e sua família trabalham duro nas roças e depois de um dia inteiro de trabalho é árduo ter de enfrentar horas de ônibus e ainda ter a concentração necessária para estudar”, destaca Dalva Brust, coordenadora do projeto. Por isso, o IGP-Cêfel, um dos parceiros que apostou nesta aproximação educacional, vai acrescentar, este ano, mais cursos de Formação de Professores, que serão realizados nas dependências do Ceasa.
De acordo com a coordenadora do projeto, com tudo isso, o conceito de agricultura familiar qualificada foi fortalecido e o agricultor local pode continuar escoando seus produtos ao tempo em que sua mulher e filhos ganham conhecimento e experiência que podem vir a resultar no aprimoramento e modernização da administração produtiva.
O reconhecimento deste trabalho também fortalece outros parceiros do projeto, como o Cefet-NF Turismo e as Associações de Pequenos Produtores Rurais, com destaque para a Associação de São Lourenço onde funcionam diversas oficinas, como a do Sabor—voltada para culinária regional—e a de Turismo. Outras escolas técnicas aguardam a definição de espaço para iniciarem mais ofertas de capacitação profissional.
O apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), na gestão do presidente Cláudio Verbicário—onde nasceu o Projeto Rural Legal—foi fundamental para esta empreitada. O Projeto que se tornou uma Associação, hoje recebe apoio do Sebrae, na parte de consultoria, e da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, que viabilizou o transporte dos profissionais do Cefet, e da Universidade Estácio de Sá, envolvidos nos cursos e atendimentos. O transporte também atendeu os produtores da Oficina do Sabor, em São Lourenço, local onde os produtos são aprimorados e adequados às exigências de comercialização.
As formandas da nova turma são: Érika Rodrigues de Mello, Floripes de Oliveira Reis, Juliana Campos Novaes, Juliana Fernandes do Canto, Letícia Martins D. de Assis, Rozilea N. Resende dos Santos, Sandra N. Resende Damázio e Tamires Fernandes de Faria Silva, que foram empossadas no Juramento conduzido pela professora e diretora Regina Schlupp, tendo como paraninfo o professor e pedagogo Dirceu Tardem.
A mesa solene da formatura foi composta pelo prefeito municipal de Nova Friburgo, Rogério Cabral, pela vice-prefeita Grace Arruda, pelo vereador Professor Pierre, pelo vereador e também presidente da Câmara Municipal, Márcio Damazio e por Jorge Camacho, anfitrião do evento e representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto e do presidente geral do Ceasa, Leonardo Brandão.
Deixe o seu comentário