ESPORTES - Visitantes surpreendem

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Visitantes surpreendem
ESPORTES - Visitantes surpreendem

Vinicius Gastin
O objetivo do técnico Gerson Andreotti em testar os jogadores de seu elenco foi cumprido no amistoso contra o São João da Barra, disputado na tarde da última quarta-feira no Eduardo Guinle. O adversário exigiu bastante do Friburguense, que saiu perdendo, chegou a virar o marcador com gols de Tufy e Rafael (contra), mas sofreu o empate e o terceiro gol no segundo tempo. O Friburguense encerra a preparação hoje à tarde e encara o Macaé amanhã, às 16h no Eduardo Guinle.

O JOGO
O Friburguense entrou em campo com o time B e as atenções voltadas para o meia Tufy, o principal reforço do clube para a temporada. Do outro lado, o técnico Edson Souza escalou o time que deverá estrear no campeonato carioca da série B, no dia 2 de março, contra a Cabofriense. O jogo teve início em ritmo lento e Victor Hugo produziu as principais jogadas do Friburguense. O meia, atuando improvisado na lateral esquerda, foi o primeiro a levar perigo em chute de longa distância para fora. Pouco depois, acertou cruzamento primoroso para Vinicius, jogador em fase de testes no Friburguense, cabecear e obrigar Felipe a fazer boa defesa. Elan tentou de longe e assustou, mas foi a persistência de Bicão que rendeu resultados ao São João da Barra. No terceiro chute que arriscou ao gol de Afonso, o atacante balançou as redes a favor dos visitantes. A resposta do Friburguense não demorou e Tufy deixou tudo igual, cobrando pênalti. Rafael deu uma forcinha ao Frizão e marcou gol contra após o cruzamento de Jorge Luiz na sequência. O equilíbrio persistiu nos instantes finais do primeiro tempo e o São João da Barra por pouco não empatou em chute de Alex Faria. Jorge Luiz deu o troco na mesma moeda e assustou o goleiro Felipe.
O São João da Barra voltou para o segundo tempo disposto a buscar o empate e finalizou pela primeira vez com Bicão. De tanto insistir, a equipe de Edson Souza conseguiu empatar em bela cobrança de falta de Paulo Henrique. No lance seguinte, o Friburguense não voltou a ficar à frente no placar por um detalhe: a trave. Jorge Luiz cobrou falta, Zé Victor subiu e acertou o poste direito de cabeça. Andreotti mexeu diversas vezes e mandou a campo alguns jogadores dos juniores e outros em fase de testes no clube. A partir dos 25 minutos o jogo esfriou e as oportunidades de gol foram raras. Numa delas, já nos instantes finais, Afonso evitou o terceiro do São João da Barra com bela defesa. Em outra, Clayton travou o chute de Sassá no momento certo. A equipe visitante chegou ao gol da vitória aos 42 minutos através de Serginho. Satisfeitos, Edson Souza e Andreotti aprovaram o amistoso.

Friburguense: Afonso, Zé Victor, Bruno, Clayton e Victor Hugo; Rômulo Azevedo, Elan, Tufy e Jorge Luiz; Vinicius (Leonardo; Douglas) e Lohan.

São João da Barra: Felipe, Sassá, Rafael, Rayner e Paulo Henrique; Taércio, Renato, Rogerio e Alex Faria; Bicão e Oliveira.


Andreotti pede mais amistosos 

Treinador pretende realizar mais dois jogos-treino antes da Taça Rio

Dos jogadores que iniciaram o jogo-treino contra o São João da Barra, apenas o meia Jorge Luiz teve uma boa sequência de partidas no campeonato carioca. Alguns, como Zé Victor e Victor Hugo, foram utilizados, com certa frequência, mas não conseguiram manter o mesmo ritmo dos considerados titulares. Outros, como o zagueiro Clayton e o meia Tufy, nem chegaram a entrar em campo pelo tricolor da serra. Na busca por garantir melhores condições de jogo ao elenco do Friburguense, o técnico Gerson Andreotti escalou o time B e elogiou a participação de seus atletas.
“O amistoso foi muito bom, bastante movimentado. O time teve bastante volume de jogo diante de um bom adversário. Vamos fazer mais amistosos, com certeza. Utilizamos alguns jogadores que estão em experiência, pois precisávamos observá-los e dar ritmo aos outros do elenco que não vêm jogando e o resultado não foi importante, até porque nós mexemos muito e alguns jogaram até fora da posição.”
Após a partida contra o Macaé, o Friburguense terá um período de duas semanas até a estreia na Taça Rio. Andreotti pretende ocupar o tempo com pelo menos mais dois amistosos. Desta forma, o comandante do Frizão poderá observar melhor os jogadores em teste, que a princípio não chamaram a sua atenção. “Conversei com o Siqueira (gerente de futebol) e quando o primeiro turno acabar, nós deveremos fazer pelo menos mais dois amistosos para movimentar o pessoal. Às vezes, um jogo é muito pouco para observarmos os jogadores. Teve um garoto que entrou e torceu o tornozelo, o outro jogou fora da posição. Precisamos observar melhor.”

TREINADOR ELOGIA O MEIA TUFY
Contratado após a atuação destacada pelo Ribeiro Junqueira contra o Friburguense, o meia Tufy vai se preparando para estrear no segundo turno. O jogador de 23 anos marcou de pênalti o primeiro gol com a camisa tricolor no amistoso desta quarta-feira. Andreotti reconheceu a falta de ritmo, mas fez elogios a Tufy e revelou que conta com ele para integrar o time principal. “A participação foi muito boa, mas foi visível que ele cansou. É totalmente compreensível porque ele está há dois meses sem jogar. Por isso é importante esse tipo de amistoso. Quando tiver a sequência de jogos ele não vai cansar. Precisamos dele na competição.”
Outro jogador cercado de expectativas é o jovem Lohan, o mais cotado para substituir Jorge Luiz na partida contra o Macaé. O treinador do Friburguense destacou a participação do atacante de 17 anos no jogo-treino e disse ser normal a instabilidade durante o período de adaptação aos profissionais. “O Lohan não foi mal, mas alternou bastante. Em alguns momentos ele segurou bem a bola, em outros deixou a bola fugir. Temos que ter muita paciência com ele, o Douglas e os mais jovens. Algumas vezes eles vão fazer um grande jogo, em outras irão cair de produção e isso é normal. Com calma eles se estabilizam”.

Friburguense entrega Títulos de Lauréis nesta sexta-feira
A partir das 19h desta sexta-feira, o Friburguense Atlético Clube vai entregar alguns Títulos de Lauréis a personalidades da história do clube. A honraria irá contemplar, por exemplo, o zagueiro Cadão, o lateral direito Sergio Gomes, o locutor esportivo Luiz Fernando Bonan e o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Rubens Lopes Filho, além de outros personagens nem tão famosos, mas importantes na trajetória do tricolor da serra.
O Título de Lauréis é entregue às pessoas que não integram o quadro associativo do clube, mas prestam serviços relevantes à instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade