Vinicius Gastin
Em pouco tempo, Edson Barboza Junior tornou-se um dos nomes mais respeitados do MMA mundial. Recentemente, o lutador de Nova Friburgo teve o nocaute sobre Terry Etim, eleito como o destaque do ano de 2012. No entanto, a estrada percorrida para chegar ao topo foi longa e poucos sabem que Edson deu os primeiros chutes em um projeto social. Sendo assim o atleta criou um núcleo para direcionar jovens carentes para um caminho semelhante ao que trilhou.
O Projeto Edson Barboza Junior funciona na Academia Fight Co., situada na Rua Guarani 123, Cordoeira, às terças e quintas-feiras em dois horários: 9h às 10h e 15h às 16h. Cerca de 40 jovens, entre oito e 16 anos, participam. As aulas de Muay Thai são inteiramente gratuitas para as crianças de baixa renda e o material é cedido pela academia, bem como o lanche ao fim de cada treino. Para se inscrever a criança precisa estar matriculada em uma escola pública, apresentar o boletim regularmente e manter boas notas.
Projeto era um sonho de Edson Junior
O projeto surgiu após a luta de Edson Barboza no UFC Rio. O lutador friburguense revelou a vontade de abrir um núcleo de artes marciais e atender às crianças que não têm condições de pagar uma academia. O treinador Anderson França aprovou a ideia de Edson e ambos se uniram para montar toda a estrutura. França e Barboza convidaram três amigos para participar e dar aulas: Vitor Barbosa, Pablo Barros e Mauricio Macedo. “Aceitamos na hora. Estamos aqui pra isso mesmo e fazemos com o maior prazer”, afirmou Pablo.
Pelas redes sociais, Edson Barboza acompanha o trabalho e sempre pergunta sobre o andamento do projeto. “Ele quer saber quem está se destacando”, revelou.
Professores buscam recursos para expandir o projeto
Quando a ideia foi criada, os coordenadores buscaram apoio e cinco empresas prontamente se comprometeram a ajudar. Algumas doavam os alimentos, forneciam materiais diversos ou ajudavam com o dinheiro. “Assim nós compramos os equipamentos e pagamos aos professores”, contou Pablo. O projeto cresceu e passou a atender um número maior de jovens, mas encontra dificuldades para conseguir novos parceiros.
Mesmo com as novas demandas o projeto mantém as atividades. Devido ao uso constante, os aparelhos se desgastam e torna-se necessária a renovação do material. “É muito difícil manter o trabalho sozinho. Não queremos deixar esse sonho acabar. Conquistar essa vitória é a vontade não só do Edson e do Anderson, mas de todos nós. Queremos tirar as crianças das ruas e do mundo das drogas. Agradecemos aos patrocinadores, que estão conosco desde o início do projeto: Center Frutas, Ketchup Suíte, Rei da Empada e o empresário e amigo Daniel, o Duda.”
Sem grandes recursos financeiros, a paixão pelo esporte e a oportunidade de mudar a vida das crianças movem os professores. “Alguns pais nos encontram nas ruas e comentam que os filhos gostam muito da gente, que somos espelhos pra eles. Isso não tem preço. Do mesmo modo, nos espelhamos no Edson Barboza, no Marlon Moraes e no Anderson França”, revelou Pablo.
Friburgo Vôlei Clube/NF Country Clube inicia a temporada 2013
Equipe treina para buscar o segundo título da Liga Rio Vôlei
O Friburgo Vôlei está de casa nova e aposta na parceria para continuar brigando pelos principais títulos do estado. A equipe reiniciou os treinamentos no ginásio Paulo Cesar Marra de Moraes, no Nova Friburgo Country Clube, inteiramente reformado e em perfeitas condições para o desenvolvimento do trabalho. O Friburgo Vôlei/NF Country Clube treina para disputar a Liga Rio Vôlei 2013, que terá início em abril.
Campeão em 2010 e vice em 2012, o time dirigido por Rondinelli Esteves terá o desfalque da atleta Luiza Fortes, convidada pelo Flamengo para vestir a camisa rubro-negra nesta temporada. Destaque nos últimos anos, a menina de apenas 15 anos de idade planeja jogar voleibol profissionalmente. “Jamais vou parar de estudar, mas quero mostrar meu potencial esportivo e com a estrutura do Flamengo, pretendo chegar à Olimpíada de 2016. Primeiro, quero treinar para evoluir física e tecnicamente, mas depois pretendo chegar à seleção carioca, que é uma porta aberta para a seleção brasileira e outros times profissionais do Brasil”, contou em entrevista recente ao A Voz da Serra.
Friburgo Vôlei terá time masculino
Além do vice-campeonato da Liga Rio, o time de Nova Friburgo conquistou de forma invicta o título da Taça Lagos em 2012. Empolgado com os resultados positivos, o Friburgo Vôlei, vai expandir o projeto e contará com uma equipe masculina nesta temporada, formada pelos atletas que iniciaram o novo trabalho no ano passado.
Os treinos são realizados as terças, quintas e sextas-feiras no Country Clube. As pessoas interessadas em matricular os filhos entre oito e 16 anos podem entrar em contato com a secretaria do clube pelo telefone 2522-9552.
AFFM/Friburguense domina competição em Petrópolis
Botonistas de Nova Friburgo conquistam as três primeiras colocações do torneio
A equipe de futmesa da AFFM/Friburguense foi à Petrópolis no último sábado, 16, e coloriu o pódio do II Torneio de verão Hipershopping ABC em azul, vermelho e branco. A competição serviu como teste para a disputa do estadual 2013 de Futebol de Mesa por equipes, previsto para começar no início de março.
Ao todo, sete atletas representaram a cidade de Nova Friburgo e retornaram com muitos troféus na bagagem. A grande decisão do torneio envolveu dois atletas friburguenses e o botonista Marcus Vinícius venceu Pablo Pereira. Hiêgo Azevedo ficou com a terceira colocação e fechou o pódio totalmente tricolor serrano. Também foram premiados os atletas Christofer, Wagner e Guilherme Araújo, em sexto, sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
O torneio contou com a participação de 24 atletas, que representaram os clubes do Flamengo, Petropolitano, Valença, Resende, Tupi de Juiz de Fora e de Teresópolis, além do Frizão. A AFFM/Friburguense agradece à Stam metalúrgica pelo apoio e logística.
Deixe o seu comentário