A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Cantagalo adquiriu dez pluviômetros digitais para distribuir nas localidades de áreas de risco mapeadas pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM). A distribuição faz parte das medidas de prevenção a desastres naturais adotadas pelo órgão.
Os pluviômetros foram recebidos na última sexta-feira, 15, e serão entregues a líderes comunitários dos bairros São José (688 moradores em área de risco), Felipe João (148), Santo Antônio (136), Praça Miguel Santos (132), Triângulo (40), Centro (32), Quinta dos Lontras (28) e dos distritos Euclidelândia (128), Boa Sorte (116) e Santa Rita da Floresta (48).
Os aparelhos digitais funcionam por transmissão sem fio e um sensor de chuva com alarme registra a precipitação da última hora, últimas 24 horas e da última chuva. O pluviômetro armazena ainda o histórico dos últimos sete dias, semanas e meses.
Além da distribuição dos pluviômetros, a Defesa Civil distribuiu aparelhos celulares para agentes de saúde de algumas áreas vulneráveis do município e realiza mensalmente teste com a sirene do Sistema de Alerta e Alarme implantado no bairro São José. Ao longo do ano outras ações e medidas serão adotadas para minimizar os riscos dessas localidades.
Deixe o seu comentário