Henrique Amorim
Os foliões que se divertem neste carnaval em Nova Friburgo contam com um reforço especial na segurança. O 11ºBPM escalou cem policiais que se revezam desde a noite dessa sexta-feira, 8, nos locais com maior concentração de pessoas no Centro, principalmente a Praça Dermeval Barbosa Moreira e seus entornos, a Avenida Alberto Braune e transversais e também na concentração dos desfiles das agremiações carnavalescas na Rua Moisés Amélio. De acordo com o comandante do batalhão, tenente-coronel Marcelo Freiman de Sousa Ramos, 50 homens fazem o policiamento a pé e alguns, inclusive, se infiltram à multidão durante os eventos. Outros 50 anos permanecem baseados em viaturas em pontos estratégicos, podendo ser deslocados para ocorrências nos arredores, caso haja necessidade.
Nos horários de maior concentração de pessoas nas ruas—das 20h até o início da madrugada—todo o contingente especial entra em ação. O comandante informou ainda que, entre o efetivo especial de cem homens, 20 deles são policiais militares que estão concluindo o curso de formação no Rio de Janeiro. Eles, contudo, atuam no carnaval em dupla com PMs do 11ºBPM que já conhecem as peculiaridades de Nova Friburgo. Também há reforço de patrulhamento nos distritos onde estão programados bailes populares de carnaval, como Amparo, Lumiar, Riograndina e São Pedro da Serra.
Além do reforço no policiamento ostensivo nos locais de eventos carnavalescos, o 11ºBPM conta também com a participação de guardas municipais, fiscais de posturas e agentes da Secretaria municipal de Ordem Urbana e Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) que coíbem o estacionamento de veículos em locais proibidos, principalmente nas vias interditadas ao tráfego nestes dias de folia.
Monitoramento por câmeras
Os locais de eventos do carnaval também estão sendo monitorados por cinco câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos do Centro, uma delas, acoplada sobre o relógio digital na confluência da Praça Dermeval Moreira com a Avenida Alberto Braune e que tem capacidade de registrar imagens com ângulo de 360º. Todas as imagens captadas pelo circuito de monitoramento são acompanhadas em tempo real numa central por agentes da Secretaria de Ordem Urbana e policiais que podem identificar possíveis incidentes acionando os PMs a pé via rádio para atuação imediata. Os equipamentos que custaram cerca de R$ 75 mil deverão ser aproveitados depois do carnaval para o monitoramento de segurança permanente até mesmo do trânsito.
Ônibus circulam a noite toda durante o carnaval
Quem se dirigir ao Centro para se divertir neste carnaval em Nova Friburgo deve deixar o carro em casa. A dica é dos agentes da Autran, pois, assim, evitará congestionamentos, estresse na busca por vagas para estacionar e possíveis contratempos nas operações de fiscalização da lei seca, realizadas em pontos estratégicos durante todo o carnaval. Os ônibus urbanos circulam durante todas as madrugadas deste carnaval nas linhas de maior movimento em horários não definidos, de acordo com a demanda de passageiros. Devido à interdição da Praça Getúlio Vargas e Avenida Alberto Braune e ao fechamento da rodoviária urbana, todos os dias de carnaval das 17h às 6h, os ônibus circulam neste horário no Centro pelo eixo rodoviário. As linhas da região norte do município fazem ponto final na Avenida Padre Roberto Saboia de Medeiros, em frente à Mimica Automóveis, antiga Cópia e Cor. Já o embarque inicial para as linhas que ligam o Centro à região sul deve ser feito na mesma avenida, em frente à Igreja Metodista.
Deixe o seu comentário