Inesquecível Laercio!
Nova Friburgo – Brasil,
Mil novecentos e trinta,
nasce em quatorze de abril
uma pessoa distinta!
Criado em nossa cidade,
colégios Cêfel, Modelo
e apesar da pouca idade,
sempre um aluno modelo!
Nosso Ilustre Diretor
trabalhou na Leopoldina
e também foi contador,
exercendo a disciplina!
Tinha histórias de baú
de quando foi funcionário
da pomposa Sinimbu
e do Banco Hipotecário!
Até quis ser jogador,
mas, carreira interrompida,
fez do jornal seu pendor
e a missão de sua vida!
Diretor de A Voz da Serra
com muita dedicação...
O Arauto da nossa terra
e de toda a região!
Na estrada onde se embrenhou,
de edições trissemanárias,
e em passos largos passou
para as edições diárias!
Jornalista da verdade,
dinamizou o jornal,
noticiando a cidade
em tempo mais que real!
Aberto à modernidade,
com novos equipamentos,
fez do jornal a entidade
com os melhores intentos!
Um parceiro da ousadia,
com ideais multicores,
investe em policromia
para o agrado dos leitores!
Junto à globalização
criou nova identidade,
indo além da região
para toda a humanidade!
Laercio deu ao jornal
muito mais que informação,
pois na força do ideal
em tudo imprimiu paixão!
Amigo das entidades,
sua história nos convence,
pois via as necessidades
do seu povo friburguense!
Laercio venceu fronteiras,
não viveu no anonimato!
Tricolor das Laranjeiras,
um Fluminense de fato!
Laercio Rangel Ventura,
deixa o exemplo de otimismo
e no céu tem mais cultura
e muito mais Jornalismo!
Homenagem de A Voz dos Trovadores
“Consternado com a perda humana irreparável do jornalista Laercio Rangel Ventura, externo a importância do seu legado para nossa cidade. O querido Laercio deixa um exemplo de generosidade, humildade e tenacidade na valorização e aperfeiçoamento de nosso jornal A Voz da Serra. Apesar de ser profissional da mídia, não enveredava pelas trilhas do holofote e da superexposição; desejava sim, que o seu Canal de Comunicação fosse sempre maior que ele. Sua simplicidade e afetividade no trato com as pessoas somente fez granjear inúmeros amigos. E foi um homem que soube celebrar a vida. A ele agradeço, em nome do Conselho Seccional da OAB/RJ, o espaço concedido a nossa Instituição e os fortes laços edificados ao longo do tempo, marcados pelo respeito, transparência e cooperação. Com certeza, a valorosa equipe do jornal A VOZ DA SERRA será valente para prosseguir na grandiosa missão desse saudoso homem, patrimônio de nossa cidade, de bem servir a comunidade, de abrir espaço democrático para as Instituições, para o leitor, para os movimentos sociais e para levar informação de forma livre e independente a nossa comunidade. Descanse em paz, amigo Laercio, ao lado do Pai, pois sua luz não se apagará.”
Carlos André Pedrazzi,
conselheiro estadual da OAB/RJ
“Muito já se falou nestes últimos dias sobre a importância de Laercio Rangel Ventura para Nova Friburgo e a grande perda que tivemos com a sua morte. Poderia repetir parte do que falaram como, por exemplo, dos seus quarenta anos à frente do A Voz da Serra e de como transformou um jornal semanário, de viés partidário, num jornal diário e que se tornou uma referência para todos, bastando olhar com que avidez se dividem as pessoas nas bancas de jornais para ver as suas manchetes. Poderia repetir que os grandes fatos e relatos, enfim, a história friburguense foi contada por Laercio Rangel Ventura ao longo destes quarenta anos e não estaria exagerando. Poderia dizer que Laercio Rangel Ventura abriu as portas do seu jornal para que um número sem fim de profissionais produzisse notícia de qualidade que, graças ao pioneirismo de Laercio Rangel Ventura, não se limita às fronteiras do município, mas estão em todas as partes do mundo através da internet, sendo uma segura e confiável fonte de informação para friburguenses longe da sua Terra Natal. Enfim, poderia ficar falando o resto do dia e preenchendo laudas e mais laudas sobre os feitos de Laercio Rangel Ventura, mas prefiro ficar com a grande admiração e o profundo respeito que tinha por ele, um verdadeiro inspirador para quem trabalha com a notícia de forma séria e responsável em Nova Friburgo. Laercio Rangel Ventura se foi, mas o seu legado ficou. Espero que a sua obra tenha continuidade, pois Nova Friburgo continua precisando, e muito, do jornal que Laercio Rangel Ventura soube tão bem transformar num verdadeiro patrimônio friburguense: o A VOZ DA SERRA.”
José Modesto Arouca, produtor e apresentador do programa Pensando Nova Friburgo, TV Zoom
“Foi com muita tristeza e dor que tomamos conhecimento do passamento, por esta vida, do nosso amigo Laercio Ventura. Deus certamente já o recebeu com as honras que você merece. Obrigado pelo carinho que sempre nos dedicou. Lamentamos que a distância tenha impedido lhe prestar, aqui na terra, a nossa última homenagem e repartir com Maria José a dor que sentimos. Fique com Deus!”
Carlos Braga e Martha Braga
Port Orange, Flórida
“Adriana e a Voz da Serra, como assinantes que somos, há longos anos, queremos nos unir a você e a sua família, assim como toda a Voz da Serra, pela perda inesperada do seu querido pai e diretor, deixando para todos nós uma enorme lacuna em nossos corações.
Nosso profundo sentimento!”
Mário Esteves e família
“Eu, Alex Sandro Santos, colaborador deste jornal há alguns anos como fotógrafo e jornalista, faço uso deste para prestar todo o meu sentimento aos familiares e amigos de Laercio Rangel Ventura. Com o coração entristecido e sentimento de grande perda, fica-me a lembrança de alguns momentos onde puder estar com o Laercio. Não foi uma convivência ampla, pois minha relação profissional sempre foi com a parte editorial do jornal, mas sempre o admirei pela grandeza jornalística de A VOZ DA SERRA e pela oportunidade concedida a mim, junto com a sua equipe, de atuar no mesmo uma vez que bati em sua porta pedindo apoio e sem muita coisa a oferecer.
Deixo aqui o meu desejo de que Deus possa estar concedendo forças aos funcionários de A VOZ DA SERRA para continuar este árduo trabalho e de extrema importância a Friburgo; que Deus possa, ainda, estar abençoando todos os familiares de Laercio, proporcionando serenidade neste momento tão dolorido.
A perda jamais será esquecida, mas que este seja um momento onde as lembranças boas sejam afloradas em maior proporção e que isto seja o alimento mais doce para se alcançar o caminho para se seguir em frente.
Meus sinceros sentimentos,”
Alex Sandro Santos
“Desde a sua fundação, a Apae Nova Friburgo sempre contou com o apoio de todos os veículos de comunicação do município, sem o qual seria impossível para nós continuarmos nossa luta em defesa de nossos especiais e suas famílias. Hoje, temos inúmeros veículos de comunicação, mas, há 34 anos, quando a Apae foi fundada, foi justamente o nosso grande AMIGO Laércio Ventura que nos abriu as portas para que pudéssemos divulgar nossa causa, que até então era ignorada por boa parte da população. Mas graças à visibilidade que o Jornal A Voz da Serra nos deu, conseguimos o respeito e o apoio necessário para chegar onde chegamos hoje.
Por isso, registramos aqui todo nosso sentimento de perda, mas, sobretudo de gratidão ao eterno amigo da Apae, Laercio Ventura, que terá seu nome gravado para sempre em cada coração especial que bater dentro da Apae.
Obrigado.”
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Friburgo
“A Família Arp entristecida lamenta a perda do Sr. Laercio Ventura, grande empreendedor diário de Nova Friburgo. Descanse em Paz.”
Arp Imobiliária
“Durante mais de vinte anos convivi com Laercio Ventura, desde quando então compúnhamos o Conselho Diretor do Nova Friburgo Country Clube até agora de novo no mesmo Conselho. Muito agradáveis, por outro lado, foram sempre nossos almoços de toda quinta-feira, oportunidade em que pude assimilar os ensinamentos oriundos da experiência de um grande homem. Um pouco de mim ficou órfão. Sentirei sua falta, mas não deixarei esmaecer-lhe a lembrança saudosa em minha memória.”
Antonio Baptista Filho,
presidente do NFCC
“Em nome de toda a comunidade educativa do Colégio Nossa Senhora das Dores, envio à família Rangel Ventura e à equipe do jornal A Voz da Serra o nosso sentimento de profunda perda pelo falecimento do jornalista Laercio Rangel Ventura, a quem sempre estimamos e respeitamos como profissional exemplar e pessoa admirável.
Nova Friburgo perde um valioso cidadão, que fez de sua vida um exemplo de determinação, trabalho e honradez.
Estamos certos de que seus companheiros de trabalho e sua família saberão manter AVS no alto padrão de qualidade a que Laercio o elevou.”
Jean Beatriz Wermelinger
“Lamento muito a morte do nosso amigo Laercio Ventura, pessoa que aprendi a admirar, pela maneira de ser.
Transmito meus sinceros votos de pesar a toda a família Ventura e aos funcionários da A Voz da Serra.”
Gilberto Salarini
“Adriana, os nossos sentimentos pelo passamento do seu pai e os nossos agradecimentos pelo apoio e atenção que ele sempre dispensou ao coral Allons Chanter. Fique em paz!”
Aliança Francesa de Nova Friburgo
“Falar do meu amado irmão Lelé é falar de uma pessoa que sempre foi importante na minha vida. Meu irmão mais velho, querido, amigo, que representava um porto seguro para todas as tempestades. Teve uma infância sofrida, com diversas doenças que por certo o ensinaram a ser o guerreiro incansável. Lealdade estava no seu DNA, era firme nos propósitos e diante da perda do nosso pai, pegou o bastão que não podia cair e seguiu em frente o desafio. Sábio e silencioso, se juntou ao amigo Lucio e, junto com Paulo Santos, faz de um limão uma bela limonada. Para os que não sabem, o jornal A Voz da Serra era um jornal semanário caprichosamente construído com puro idealismo, é verdade, mas só... O jornal tinha todas as dificuldades comerciais para sobreviver e, como ativo, estava longe de ser um atrativo comparado a outros bens materiais deixados por nosso querido pai. Mas ele dignamente adquiriu as cotas do jornal como quinhão que lhe cabia na herança e seguiu em frente com a missão com mãos limpas até os dias finais. Assim, tenho por ele um profundo orgulho e admiração pelo que fez com o sonho e ideal do nosso pai. Como irmão, a falta já é sentida. Imensa e dolorosa. Mas somos Ventura também e seguiremos em frente...”
Lair Ventura Lugon
“Em nome da Casa Húngara Nova Friburgo desejo expressar nossas condolências pela perda do Sr. Laercio. Ele durante muitos décadas acompanhou, divulgou e vestiu a camisa que tanto amou. Deus lhe dê o descanso merecido e à família o amparo espiritual para dar continuidade ao seu legado.”
Eva Bito
“Manifesto meu pesar pela perda de um ente tão querido. Receba minhas expressões de sinceros sentimentos, extensivos a toda família.”
Deputado Rodrigo Maia
Prezada família A Voz da Serra, consternados com o falecimento do amigo Laercio Ventura manifestamos nossa solidariedade.
Laercio Ventura, uma liderança social e profissional de Nova Friburgo. Um mestre de cidadania, sempre atento e diligente com o trato das questões desta terra. Um jornalista empreendedor! Um homem alegre! Um cidadão completamente despido de soberba, sempre pronto para servir com carinho. Esta, servir, uma marca impressa todos os dias nas edições de seu jornal, da nossa A Voz da Serra.
Laercio, voltado às questões e necessidades dos que aqui nasceram e vivem, sempre foi, a qualquer tempo, em qualquer hora, um parceiro das nossas ações socioeducativas e culturais pela sua sensibilidade permeada pelo seu interesse público, sempre disponibilizou um ímpar espaço às propostas do Sesc. Nossa gratidão.
Respeitosamente,
Carlos Rocha,
Sesc Nova Friburgo
Deixe o seu comentário