ESPORTES - Recupera, Frizão

terça-feira, 05 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Vinicius Gastin
Embora não fossem esses os planos iniciais, o Friburguense pegou a estrada mais uma vez com destino à cidade de Macaé. O estádio Moacyrzão foi o escolhido para receber o duelo de hoje entre Friburguense e Flamengo, às 22h, pela sexta rodada da Taça Guanabara. A decisão de tirar o confronto do Eduardo Guinle foi divulgada na última quinta-feira, quando a emissora de televisão detentora dos direitos de transmissão do campeonato carioca decidiu colocar a partida em sua grade de programação. De acordo com o regulamento da competição apenas quatro estádios podem receber os jogos transmitidos pela TV aberta e, apesar do esforço da diretoria tricolor, a partida foi remanejada.
“Recebemos a notícia de uma forma decepcionada, principalmente pelo trabalho que a gente fez. O nosso laudo dos Bombeiros venceu no dia 27 de janeiro e conseguimos um novo certificado dois dias depois. No primeiro momento, de acordo com o laudo da Polícia Militar, o Friburguense não era indicado para receber clubes grandes e precisava de melhorias. Todas elas foram atendidas e estavam prontas. Estranhamos que o Gepe [Grupamento Especial de Polícia dos Estádios] não voltou a Nova Friburgo para fazer a vistoria. Tentamos fazer o contato, primeiramente, com o comandante Marcelo Freiman, a quem eu agradeço e usamos de força política através do prefeito Rogério Cabral e da vice Grace Arruda. A polícia veio ao clube e viu que tudo aquilo que o Gepe pediu estava concluído”, garantiu o gerente de futebol José Siqueira.
O técnico Gerson Andreotti terá o desfalque de Lucas, suspenso após a expulsão contra o Boavista. O volante Elan é o favorito para ganhar a vaga e Zé Victor surge como a outra opção. O restante do time será o mesmo que enfrentou o Boavista, no último sábado. O Frizão não vence há três rodadas, mas está a apenas dois pontos do Vasco, segundo colocado do grupo A.

Desgaste: o vilão na derrota contra o Boavista
Encarar duas viagens consecutivas não é fácil. E este é só começo de um total de quatro. O Friburguense enfrentou o Fluminense no Engenhão, chegou às 4h da manhã de quinta-feira em Nova Friburgo, treinou no mesmo dia e viajou na sexta-feira à noite. No sábado, encarou o Boavista, em Bangu, sob um forte calor de quase 40 graus. O desgaste foi grande e impediu o Frizão de apresentar o mesmo futebol que encantou os torcedores na rodada anterior. 
Em entrevista logo após a partida, o técnico Gerson Andreotti apontou exatamente o cansaço como principal adversário do Friburguense, em Moça Bonita. O comandante lembrou que o início de jogo da equipe foi bom, mas com o passar do tempo os jogadores sentiram. “Tivemos um comportamento razoável no primeiro tempo e mantivemos o ritmo até os 15 minutos do segundo tempo. Quando perde ou ganha, analisamos o motivo pelo qual isso acontece. E a verdade é que houve um desgaste muito grande. O time subiu e desceu a serra, pegou o Fluminense no Engenhão em um jogo extremamente desgastante e encarou um calor como esse de Bangu. Fica complicado manter o padrão. O futebol atualmente depende muito da estrutura física e nós sofremos com o desgaste.”
Pela frente, o Friburguense terá mais duas viagens seguidas. Depois do Flamengo, o Frizão pega a estrada e vai ainda mais longe, no dia 16: o destino será Resende. Andreotti acredita na recuperação física e mental dos seus atletas. “A gente trabalha muito o psicológico dos jogadores. Eu digo que a confiança neles é a mesma desde 2011, quando eu cheguei ao Friburguense. Raramente o nosso time joga mal e na hora em que isso acontece nós temos que analisar. Com certeza vamos fazer um bom jogo contra o Flamengo.”
A preparação do Friburguense para encarar o Flamengo começou no domingo, quando os jogadores foram liberados para descansar com os familiares. A segunda e terça-feira foram utilizadas para recuperar a equipe, fisicamente, e acertar os últimos detalhes. “Nós liberamos os jogadores para ficarem com a família no domingo, usamos a segunda-feira para fazer um trabalho de recuperação e na terça acertamos alguns detalhes. Mas o fundamental é recuperar fisicamente.”

Frizão jamais venceu o Flamengo
O Friburguense coleciona vitórias memoráveis contra os times grandes da capital do Rio de Janeiro, mas nunca conquistou os três pontos contra o Flamengo, em toda sua história. São 28 jogos e 25 vitórias do rubro-negro carioca, que marcou 79 gols contra apenas 21 do tricolor da serra.

Friburguense x Flamengo
Jogos: 28
Vitórias do Friburguense: 0
Vitórias do Flamengo: 25
Empates: 3
Gols marcados pelo Friburguense: 21
Gols marcados pelo Flamengo: 79

Ficha Técnica
Friburguense x Flamengo

Campeonato Carioca 2013
6ª rodada - Taça Guanabara, 1º turno
06/02/2013 - 22h
Estádio Claudio Moacyr, Macaé - RJ
Árbitro: Rodrigo Caravalhaes de Miranda
Assistentes: Dibert Moises e Ediney Mascarenhas

Friburguense: Adilson, Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Elan, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha e Romulo.
Técnico: Gerson Andreotti

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Cáceres, Ibson e Elias; Rafinha, Hernane e Nixon.
Técnico: Dorival Junior


Raio-X da 5ª rodada: primeira vitória de um médio contra um grande

O Friburguense bateu na trave contra o Fluminense. Mas foi na quinta rodada da Taça Guanabara, no último fim de semana, que aconteceu a primeira vitória de um time médio contra os chamados grandes. O Bangu derrotou o Vasco por 1x0 em São Januário, gol de Hugo. O time cruzmaltino perdeu a liderança do grupo A para o Botafogo e, ao não pontuar, manteve viva as esperanças de Madureira e Friburguense em buscar a classificação para as semifinais. A rede balançou poucas vezes em relação às demais rodadas, com média de 1,87 gols por partida. Os visitantes venceram quatro vezes e apenas Boavista (apesar de ter jogado em Moça Bonita) e Flamengo fizeram valer o mando de campo. Os jogos da sexta rodada serão realizados hoje, amanhã e no sábado. No domingo não haverá nenhuma partida, por conta do carnaval.

Classificação - Grupo A:
1º - Botafogo - 11 pontos 
2º - Vasco - 9 pontos 
3º - Madureira - 8 pontos
4° - Friburguense - 7 pontos
5º - Volta Redonda - 5 pontos 
6º - Nova Iguaçu - 4 pontos
7º - Olaria - 2 pontos
8º - Quissamã - 1 ponto 

Grupo B:
1º - Flamengo, 13 pontos
2º - Fluminense - 11 pontos
3º - Audax, 10 pontos
4° - Bangu, 8 pontos
5º - Boavista, 7 pontos
6° - Resende, 6 pontos
7º - Duque de Caxias, 4 pontos
8º - Macaé, 3 pontos

A 6ª rodada da Taça GB:
07/Fev - Qui - 19h30 - Botafogo x Resende, Engenhão
07/Fev - Qui - 17h - Olaria x Macaé, Bariri
06/Fev - Qua - 22h - Friburguense x Flamengo, Moacyrzão
07/Fev - Qui - 17h - Nova Iguaçu x Boavista, Laranjão 
07/Fev - Qui - 19h30 - Duque de Caxias x Madureira, Marrentão 
07/Fev - Qui - 17h - Audax Rio x Volta Redonda, Moça Bonita
09/Fev - Sáb - 17h - Bangu x Quissamã, Moça Bonita
09/Fev - Sáb - 17h - Fluminense x Vasco da Gama, Engenhão

O adversário: Flamengo renovado e sem estrelas
Apesar da mudança na presidência do Flamengo, o ano de 2013 começou sem grandes expectativas para o clube da Gávea. O time de Dorival Junior perdeu o artilheiro Vagner Love e fez contratações modestas, a princípio. Elias, João Paulo e Carlos Eduardo foram os principais nomes apresentados pelo rubro-negro. No entanto, a equipe surpreende dentro de campo e valores promovidos da base, como Rodolfo e Rafinha, se destacam neste início de competição. 
Ficha Técnica:
Nome: Clube de Regatas do Flamengo
Cores: Vermelho e Preto
Mascote: Urubu
Fundação: 17 de novembro de 1895 (117 anos)
Estádio: Engenhão
Capacidade: 45 mil
Presidente: Eduardo Bandeira de Mello
Treinador: Dorival Junior


O “muito obrigado” do esporte a Laercio Ventura

Vinícius Gastim
Esperança. A simples palavra sempre representou muito na vida de Laercio Rangel Ventura. O pai Américo Ventura Filho foi fundador do Esperança Futebol Clube e Laercio herdou essa paixão, trilhando o mesmo caminho ao longo dos anos. Ainda jovem, foi estudar em Niterói e ingressou na categoria juvenil do Barroso Futebol, em 1945. A equipe niteroiense mantinha uma parceria com o Fluminense e os destaques eram observados no clube das Laranjeiras, numa espécie de estágio. No Fluminense de Niterói, Laercio teve a oportunidade de atuar ao lado de craques como Robson, Jandir, Arnoldo e outros. 
Apesar da distância, jamais se afastou de Nova Friburgo, sua cidade natal, tampouco do clube do coração, o Esperança. No Verdejante da Vila Mariana, foi companheiro de feras como Paulo Banana, um dos maiores jogadores da cidade. Entretanto, a carreira de jogador foi interrompida devido a uma lesão no joelho, que o obrigou a encerrar a carreira de forma prematura. Laercio concluiu os estudos e retornou definitivamente para Nova Friburgo, onde a paixão pelo futebol o levou a fazer parte da diretoria esperancista presidida por Juvenal Marques. 
Em 1967, depois de muito contribuir para diversas gestões, assumiu a presidência do alviverde do Estádio Oscar Machado, onde escreveu de vez o nome na história do clube. As obras o levaram a ser reconhecido como um dos maiores presidentes do futebol friburguense em todos os tempos. Laercio Ventura conciliava o comando do Esperança com o cargo de gerente administrativo-financeiro da Sinimbu, onde descobriu, incentivou e foi o técnico Campeão Friburguense de futebol de salão ao lado de Chiminga, Bibi, Manoel Moreira, Bieca, Leiver e Leão. 
Em meados de 1976, o Esperança Futebol Clube foi incorporado ao Conselheiro Esporte Clube, equipe da primeira divisão que havia paralisado as atividades 18 anos antes da fusão. Laercio foi um dos mentores e incentivadores da união que fez nascer o Nova Friburgo Futebol Clube, em 16 de setembro de 1979. 
No A VOZ DA SERRA, abriu espaço para que fossem escritas e registradas as mais belas páginas do futebol de Nova Friburgo, que um dia foi referência em todo o estado. Após a profissionalização do esporte, o principal jornal do município continuou a estampar diariamente as notícias do desporto local. Histórias que serão eternas, assim como o seu amor ao futebol, ao Fluminense e ao Esperança, que sempre representou mais do que simplesmente uma palavra para Laercio Rangel Ventura. Esperança foi uma paixão, um ideal e um de seus maiores legados. O esporte friburguense perdeu um pedaço de sua história. 

TAGS: