Gilmar Marques
Uma trupe mambembe formada por três amigos—Antônio Maria (Gabriel Naegele), Zé Maria (Leonam Thurler) e Maria Aparecida (Denise Peixoto)—resolve percorrer o mundo contando histórias e vivendo de sua arte. Este é, grosso modo, o enredo da peça “Três Marias”, de autoria do cantagalense Gabriel Naegele, filho do ex-vereador Desidério Naegele Rodrigues e da professora Vânia Damascena, e que está fazendo grande sucesso na cidade do Rio de Janeiro, recebendo grandes elogios da crítica especializada. A peça já passou pelo Teatro dos Quatro, na Gávea, e agora está em cartaz no Teatro Imperato, no Méier. Em breve, será levada a Niterói.
Com texto leve e muito bem elaborado, conforme publicações da imprensa especializada, a peça, uma obra da Companhia Teatral Crias da Casa, também foi destaque, semana passada, em reportagem do Vídeo Show, programa da Rede Globo de Televisão. Gabriel Naegele, autor da peça, divide a direção com a também atriz Maria Vidal e ainda assina o cenário. Além dos dois, no elenco também estão Leonam Thurler, Denise Peixoto e David Lucas. A Veja Rio, por exemplo, disse que “...um detalhe interessante revela-se na estrutura adotada. Sem coxias, o palco escancara, diante do público, momentos de troca de adereços e figurinos, para as mudanças de personagens, além da entrada e saída de cena dos atores”. “Para criar esta peça, nos inspiramos no antigo sonho de muitos artistas: o de sair pelo mundo ‘mambembeando’”, contou a atriz Maria Vidal ao caderno Rio Show, do jornal O Globo.
Agora, a peça foi indicada para concorrer ao Prêmio Zilka Sallaberry, premiação dedicada ao teatro para crianças no Rio de Janeiro e que tem um peso e tanto na carreira dos autores e atores. A euforia de Gabriel Naegele e sua equipe é enorme. E não é para menos. A peça foi indicada a nove das dez categorias da premiação: Cenário (Gabriel Naegele), Figurino (Leonam Thurler), Texto (Gabriel Naegele), Ator (Leonam Thurler), Atriz (Denise Peixoto), Música (Aline Peixoto e Denise Peixoto, com a direção musical), Direção (Gabriel Naegele e Maria Vidal), Produção (Três Marias) e Melhor Espetáculo (Três Marias). A peça só não recebeu indicação na categoria Iluminação.
Desde a criação do prêmio, há sete anos, 2012, ano referente aos destaques indicados a receberem a premiação, bateu recorde no número de espetáculos indicados. Segundo o Manchete On Line, “como consequência disto, a coordenação do prêmio, com o aval do Oi Futuro (seu apoiador), resolveu passar a ter cinco indicações para cada uma das 11 categorias, em vez das quatro das edições anteriores. E, neste ano, foi criada mais: produção—estimulando os profissionais que primam pela qualidade de seus espetáculos”.
O júri é formado por Carlos Augusto Nazareth, Lídia Kosovski, Lúcia Cerrone e Tim Rescala, que assistiram, ano passado, quase cem peças. No total, foram cerca de 130 trabalhos pré-indicados. “Três Marias”, de Gabriel Naegele, também foi o espetáculo que teve o maior número de indicações. A entrega dos prêmios está prevista para a segunda quinzena de março, em local ainda a ser divulgado.
O secretário de Cultura de Cantagalo, Gildomar Bard da Silveira, e o assessor de Cultura, Eli Júnior, vão assistir à peça neste fim de semana. Para o secretário, é um momento especial não só para Gabriel Naegele, que começou sua carreira em pequenas peças na cidade, já demonstrando a sua vocação para os palcos, mas para todo o município de Cantagalo, que vê mais um de seus filhos se despontar no mundo das artes. “No que for necessário, a Secretaria de Cultura estará à disposição”, destacou.
O prefeito Saulo Gouvea (PT) também demonstrou admiração pelo reconhecimento do ator cantagalense. Para ele, o prêmio é um incentivo e tanto à carreira do ator e também representa uma grande contribuição para a valorização do teatro infanto-juvenil no Rio de Janeiro.
A espectadora Paula Félix de Souza Ramos, após assistir ao espetáculo, resumiu bem sua emoção e sua impressão pelo trabalho: “A peça é maravilhosa, passa uma mensagem bonita e, durante todo o musical, o enredo ensina vários valores positivos, como agir para o bem e acreditar que tudo dará certo. Várias risadas, palmas e cantorias são garantidas. Impossível não se apaixonar pelo amável quinteto”, disse.
Deixe o seu comentário