Secretaria Municipal de Defesa Civil visita a Usina Ilha dos Pombos

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Secretaria Municipal de Defesa Civil visita a Usina Ilha dos Pombos
Secretaria Municipal de Defesa Civil visita a Usina Ilha dos Pombos

 Na última quarta-feira, 16, o secretário municipal de Defesa Civil, coronel BM Roberto Robadey Junior, o diretor de Defesa Civil, subtenente BM Alessandro do Nascimento, e o servidor Jacy Batista estiveram na Usina Hidroelétrica (UHE) Ilha dos Pombos, em operação desde 1923, onde se reuniram com o gerente Marcus Vinícius dos Santos (Light S.A.).
O objetivo da visita foi firmar a parceria entre a direção da Usina e a Secretaria e reforçar a importância do monitoramento do rio feito na Ilha dos Pombos, tendo em vista que uma grande cheia pode atingir diretamente o 4º distrito de Cantagalo, São Sebastião do Paraíba.
O Paraíba do Sul é monitorado desde São Paulo até a represa em tempo real. Os técnicos sabem que as chuvas em Resende (onde a Light S.A. mantém a UHE de Funil) levam 20 horas para chegar a Volta Redonda. De Volta Redonda a Sapucaia são mais 20 horas e de Sapucaia à Ilha dos Pombos, 4h. Com essas informações é possível, com boa segurança e antecedência de até 24 horas, saber o nível de água que o rio pode atingir e prever inundações do Distrito, permitindo assim a realização de ações preventivas para que a população não seja prejudicada.
Durante a visita a equipe da Defesa Civil conheceu as dependências da usina e todo o funcionamento da geração da energia elétrica, que é distribuída para todo o país. 
O monitoramento do Rio Paraíba do Sul faz parte do Plano Verão da Defesa Civil, que prevê ações a serem realizadas no período de maior intensidade das chuvas para evitar maiores consequências e minimizar os efeitos de eventuais desastres naturais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade