Eloir Perdigão
Uma equipe da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), coordenada por Claudecir Ribeiro da Silva, fez uma operação de fiscalização da Zona de Estacionamento Rotativo (Zero) no Centro, desde a Rua Sete de Setembro, passando pelas praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira, até a Avenida Alberto Braune. Os motoristas que estacionaram seus veículos sem os tíquetes do Zero foram notificados e multados. Seguindo determinações do prefeito Rogério Cabral passadas ao superintendente Hudson Miranda, a Autran também está estudando e pondo em prática outras medidas visando melhorar o trânsito na cidade.
ZERO – De acordo com o gerente operacional da Autran, Carlos Alberto Bayer (Beto), o estacionamento Zero está sendo fiscalizado com mais rigor desde a Rua Sete até à Prefeitura, todos os dias, em horários diferentes, para coibir aqueles motoristas que insistem em não colocar os tíquetes nos carros. Estes estão sendo notificados e até rebocados.
A medida foi motivada devido às obras de recuperação do pavimento da Alberto Braune, iniciada quinta-feira, 17, mas a fiscalização vai continuar. As obras também fizeram com que a equipe da Autran determinasse que os caminhões de carga e descarga—entre 7h e 13h, de segunda a sábado—estacionem paralelamente ao meio-fio e não mais na posição perpendicular, a fim de que a pista da principal avenida da cidade, já com parte tomada pelas obras, esteja liberada para o trânsito sem retenções. O novo esquema de estacionamento dos caminhões também deverá permanecer mesmo após a conclusão das obras da avenida.
Beto explica que os motoristas podem estacionar primeiro e procurar o tíquete do Zero depois. Afinal, ao longo das praças e Alberto Braune são 65 pontos de venda das cartelas. Desde que façam isto em tempo hábil. Se demorar, serão notificados.
Os veículos rebocados são conduzidos ao pátio da Autran, e para reavê-los, os proprietários devem estar com os impostos—IPVA, multa—em dia, pegar na Autran a guia de recolhimento de veículos, apresentá-la no Detran, tirar o “nada consta” e retornar à Autran, onde pegará o boleto das taxas do reboque e diárias, que são pagas nas lotéricas ou bancos. “É muito melhor o motorista andar em dia, cumprir as exigências”, salienta Beto.
AVENIDA RUI BARBOSA
Na quinta-feira, 17, foi desativado o ponto de ônibus na Avenida Rui Barbosa, no Centro. Os passageiros devem ficar atentos, pois esta medida foi tomada em consequência de uma obra da concessionária de água e esgoto próximo à clínica de olhos.
A obra da Águas de Nova Friburgo mobiliza caminhões, máquinas e funcionários. Conforme explicou o superintendente da Autran, com a obra e o ponto, o trânsito no local ficaria ainda mais complicado no local. “Dessa forma, para evitar mais retenções na via, a Autran pede que os passageiros se dirijam aos pontos das proximidades. Nós fizermos isto para evitar o gargalo que existe nesse ponto e, com a obra, ficaria ainda pior”, destacou Hudson. Ele frisa ainda que a medida teve o aval da concessionária Rota 116.
PODA DOS EUCALIPTOS
Neste domingo, 20, terá continuidade o trabalho de poda dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, entre as ruas Monsenhor Miranda e Farinha Filho. Por isso a Autran solicita que os motoristas não estacionem seus veículos nesse trecho durante a operação, que pode durar todo o dia. A medida, que terá início às 6h, tem por objetivo resguardar a população de qualquer acidente, já que cinco eucaliptos desabaram e, por sorte, não atingiram ninguém.
Conforme nota divulgada pela Comunicação Social da Prefeitura, durante a poda dos eucaliptos os ônibus que tiverem em seu trajeto a Rua Farinha Filho e a Praça Getúlio Vargas serão desviados para a Avenida Comte Bittencourt. O superintendente da Autran pede também que os pedestres evitem transitar pelo referido trecho por haver risco de queda de galhos e detritos.
Deixe o seu comentário