ESPORTES - PEC vai unir esporte e cultura em Olaria

terça-feira, 15 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - PEC vai unir esporte e cultura em Olaria
ESPORTES - PEC vai unir esporte e cultura em Olaria

Fotos e texto: Vinicius Gastin
Na mesa do secretário de Esportes, Renato Satyro, centenas de folhas detalham um grandioso projeto em execução na Via Expressa, em Olaria. A Praça de Esporte e Cultura, a PEC, foi desenvolvida pelos ministérios da Cultura e do Esporte e atenderá também a outras cidades do país. Todo o investimento, no valor de R$ 1.571.000,00, é proveniente do governo federal através do Ministério da Cultura. O processo de licitação teve início no dia 3 de maio de 2012 e terminou seis meses depois, com vitória da CH Construções de Serviços Ltda. As obras estão em andamento e a conclusão prevista para maio de 2014. Um dos 800 municípios contemplados, Nova Friburgo, esteve perto de não conseguir o recurso.
“Quando o Sérgio Xavier assumiu a governo, estávamos quase perdendo o direito aos recursos desse projeto. Faltava legalizar a prefeitura, apresentar as certidões. Foi um trabalho de todo o governo e do então secretário de cultura David Massena”, destacou Satyro.
O espaço de 3000m² terá dois grandes prédios que irão oferecer atividades diversas. O bloco 1 vai receber um teatro, depósito, gabinete de projeção, administração, telecentro, sanitários, canteiros de leitura e biblioteca. No bloco 2, serão construídos uma sala multiuso e o Cras (Centro de Referência e Atendimento Social). O espaço esportivo da praça terá uma quadra coberta, três bicicletários, uma pista de skate de 162m², playground, equipamentos de ginástica e mesas de jogos. 
Renato Satyro revelou que o poder público vai trabalhar em conjunto com as comunidades para garantir o bom funcionamento e a manutenção da PEC. “Eles vão nos ajudar muito. Algumas tarefas serão da secretaria de esportes, outras da secretaria de cultura, do Cras, e contamos com a população também. Em algumas quadras já funciona assim: nós fornecemos o material esportivo, de limpeza, e a comunidade cuida da manutenção através das associações de moradores.” 
A escolha da Via Expressa foi direcionada pelo governo federal e aceita pela gestão anterior do município. Quanto aos tradicionais eventos no local, como a Festa da Cerveja, o secretário acredita ainda ser possível realizá-los no local. No entanto, o espaço será reduzido pelo menos à metade. “Não vai ficar do mesmo tamanho, mas nada impede que continuem sendo realizados. Vai ter área para shows, mas não posso dar certeza de que eles continuarão sendo realizados ali”, ponderou.


Satyro garante o início da reforma nas quadras

Verba foi liberada pelo governo federal e obras começam em fevereiro

A partir de fevereiro terão início reformas de algumas quadras em diferentes comunidades do município, atingidas pela tragédia em 2011 e ainda não recuperadas. É o que garante o secretário de esportes Renato Satyro, reiterando que o governo federal já liberou a verba de 690 mil reais. A indicação dos locais a serem reformados foi feita pelo Conselho Municipal de Esportes. Ao receber o aval da secretaria e da prefeitura, o órgão negociou a liberação dos recursos diretamente com o Ministério do Esporte. “As prioridades são a quadra de Conselheiro Paulino, o campo do Pastão, o ginásio de Duas Pedras, a quadra da Vila Amélia e todas aquelas que sofreram danos na tragédia ou mesmo posteriormente.”
O processo de recuperação será definido em conjunto com a empresa contratada para prestar o serviço. “Não sabemos se a empresa vai ter equipe para trabalhar em todos os lugares ao mesmo tempo ou fará por lotes. A licitação foi feita dessa forma: uma licitação única dividida em oito lotes. Nossa prioridade é Conselheiro Paulino, a começar pela quadra e o campo do Pastão. Na sequência, faríamos na Vila Amélia, São Geraldo, Campo do Coelho e demais lugares que necessitam ser recuperados”, revelou Satyro.


Secretaria de Esportes organiza a Corrida de Carnaval

Evento será realizado na noite de 7 de fevereiro

A Secretaria de Esportes anunciou o primeiro grande evento do ano de 2013. Trata-se da Corrida de Carnaval, a ser realizada no dia 7 de fevereiro, quinta-feira, às 21h. A prova terá um percurso de 5 km pelo centro da cidade, atravessando a Avenida Galdino do Vale Filho. O evento faz parte da programação do “Carnaval da Família 2013”, lançado na última semana pela Prefeitura de Nova Friburgo. As inscrições podem ser feitas na loja Prodesporte, situada na Rua Almirante Barroso 5, Loja A, Centro, ao preço de 35 reais.


Carioca 2013: Cadão é dúvida para a estreia do Friburguense

Capitão se recupera de lesão na panturrilha

O Friburguense pode não ter o seu capitão no sábado, quando estreia no carioca contra o Bangu. O zagueiro Cadão se recupera de lesão na panturrilha e tem treinado em separado do grupo. O experiente jogador, de 40 anos, não participou dos últimos amistosos da equipe e fará exames durante a semana. Se o diagnóstico for positivo, Cadão vai voltar a treinar com bola e ficará à disposição do técnico Gerson Andreotti. “Se eu estiver curado, não terei maiores problemas para jogar. Temos a vantagem de jogarmos juntos há muito tempo e conhecemos a forma de cada um atuar. Por isso, se eu estiver bem, quero estar em campo”, disse o capitão.

Andreotti avalia a pré-temporada em Cataguases
Na noite do último domingo, o Friburguense despediu-se da cidade de Cataguases. Durante os dez dias de pré-temporada, o técnico Gerson Andreotti comandou treinos em período integral e dirigiu o tricolor da serra em três amistosos, o último deles contra o Ribeiro Junqueira. “Foi muito bom o teste contra o Ribeiro, pois vivemos uma situação de jogo mesmo. Criamos bastante, fizemos dois gols e poderíamos ter feito outros”, comentou.
Somando os três amistosos em Cataguases aos outros contra o combinado de Maricá, Ascaer, Resende e Macaé, foram sete testes ao todo, sem contar a excursão ao Japão. Andreotti analisou os três que serão adversários no campeonato carioca (Quissamã, Resende e Macaé).
“É um nível igual ao nosso. Eu digo que, coincidentemente, nós não perdemos nenhum jogador e mantivemos o grupo de 2012. Isso porque fizemos um bom estadual, uma viagem ao Japão onde nós retornamos invictos e não negociamos nenhum jogador. Com isso conseguimos identidade, harmonia e entrosamento. Dou muito valor a isso, pois é muito difícil manter um time dessa forma.”
A quatro dias do início da competição estadual, o técnico do Frizão evita criar expectativas. Na visão de Andreotti, o passo fundamental é se manter na elite do futebol carioca. “Mantenho os pés no chão. Temos que continuar na primeira divisão em 2014, esse é o ponto fundamental. Temos essa obrigação e, a partir daí, podemos buscar voos mais altos. É preciso que o grupo entenda isso, pois não podemos gerar uma expectativa só de sonhos maravilhosos. O futebol não é assim, é o dia a dia, a realidade e o trabalho. A esperança existe, porque fizemos um ótimo ano em 2012 e teremos o grupo mais experiente esse ano.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade