Quem ainda não viu, vale a pena ver e admirar as muitas belezas naturais de Nova Friburgo. Quem já viu, pode se impressionar mais uma vez com a mostra de fotografias itinerante de Osmar de Castro intitulada “Nova Friburgo, ontem e hoje”. A exposição com cerca de 35 painéis em madeira está baseada até o próximo dia 6 de fevereiro na pracinha João Heringer, no centro do bucólico distrito de São Pedro da Serra. Nas fotografias, Castro retrata com sensibilidade ímpar os muitos encantos naturais que Nova Friburgo possui e um pouco também de nostalgia com flagrantes de uma época áurea do município com destaque para o comportamento da sociedade no século passado.
A mostra que tem a curadoria do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) interage com a rica beleza de São Pedro da Serra e desperta o interesse de moradores e turistas. “Muitos moradores de Nova Friburgo, infelizmente, não conhecem as riquezas locais e se impressionam ao contemplá-las através dos painéis em praça pública”, observa um dos fundadores do Gama e entusiasta da ideia inovadora da mostra itinerante, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu. A exposição “Nova Friburgo ontem e hoje”, em breve irá completar um ano em cartaz e já percorreu diversos espaços públicos e fechados. A próxima parada será no distrito de Amparo, após o carnaval, e ainda estão no roteiro as praças dos distritos de Riograndina e Mury.
A mostra também já foi destaque nas praças Dermeval Barbosa Moreira, Marcílio Dias (Paissandu) e no Largo Messias de Moraes Teixeira (Suspiro), no Centro, praças 1º de Março (Vilage), Monsenhor Miéle (Olaria), Lafayette Bravo (Conselheiro Paulino) e ainda no Centro de Arte, colégios Nossa Senhora das Graças e das Dores e no Grupo de Promoção Humana (GPH), no Cônego. “Importante frisar que em todos esses espaços públicos e fechados nenhum painel foi vandalizado, o que mostra a boa educação do povo friburguense”, diz Jaburu, ambicioso ao pretender levar a mostra a partir do segundo semestre desse ano também a espaços de Niterói e Rio de Janeiro, provavelmente com painéis de madeira menores.
“Tenho certeza que o povo da metrópole que ainda não teve a oportunidade de conhecer Nova Friburgo vai se encantar ao ver as fotos de Osmar de Castro e terá vontade de nos visitar. Antes de viajar ao exterior, temos que prestigiar o nosso rico Brasil”, completou. Paralelamente à mostra de Castro em São Pedro da Serra o Gama promoverá em fevereiro no hotel fazenda Aubergue Suisse, em Amparo, a exposição de réplicas em papel machê de obras do pintor friburguense de fama internacional Alberto da Veiga Guignard. As belas criações são do artista plástico Zeppe.
Deixe o seu comentário