"As belezas de Nova Friburgo ontem e hoje" em São Pedro da Serra

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
"As belezas de Nova Friburgo ontem e hoje" em São Pedro da Serra

Quem ainda não viu, vale a pena ver e admirar as muitas belezas naturais de Nova Friburgo. Quem já viu, pode se impressionar mais uma vez com a mostra de fotografias itinerante de Osmar de Castro intitulada “Nova Friburgo, ontem e hoje”. A exposição com cerca de 35 painéis em madeira está baseada até o próximo dia 6 de fevereiro na pracinha João Heringer, no centro do bucólico distrito de São Pedro da Serra. Nas fotografias, Castro retrata com sensibilidade ímpar os muitos encantos naturais que Nova Friburgo possui e um pouco também de nostalgia com flagrantes de uma época áurea do município com destaque para o comportamento da sociedade no século passado. 
A mostra que tem a curadoria do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) interage com a rica beleza de São Pedro da Serra e desperta o interesse de moradores e turistas. “Muitos moradores de Nova Friburgo, infelizmente, não conhecem as riquezas locais e se impressionam ao contemplá-las através dos painéis em praça pública”, observa um dos fundadores do Gama e entusiasta da ideia inovadora da mostra itinerante, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu. A exposição “Nova Friburgo ontem e hoje”, em breve irá completar um ano em cartaz e já percorreu diversos espaços públicos e fechados. A próxima parada será no distrito de Amparo, após o carnaval, e ainda estão no roteiro as praças dos distritos de Riograndina e Mury. 
A mostra também já foi destaque nas praças Dermeval Barbosa Moreira, Marcílio Dias (Paissandu) e no Largo Messias de Moraes Teixeira (Suspiro), no Centro, praças 1º de Março (Vilage), Monsenhor Miéle (Olaria), Lafayette Bravo (Conselheiro Paulino) e ainda no Centro de Arte, colégios Nossa Senhora das Graças e das Dores e no Grupo de Promoção Humana (GPH), no Cônego. “Importante frisar que em todos esses espaços públicos e fechados nenhum painel foi vandalizado, o que mostra a boa educação do povo friburguense”, diz Jaburu, ambicioso ao pretender levar a mostra a partir do segundo semestre desse ano também a espaços de Niterói e Rio de Janeiro, provavelmente com painéis de madeira menores. 
“Tenho certeza que o povo da metrópole que ainda não teve a oportunidade de conhecer Nova Friburgo vai se encantar ao ver as fotos de Osmar de Castro e terá vontade de nos visitar. Antes de viajar ao exterior, temos que prestigiar o nosso rico Brasil”, completou. Paralelamente à mostra de Castro em São Pedro da Serra o Gama promoverá em fevereiro no hotel fazenda Aubergue Suisse, em Amparo, a exposição de réplicas em papel machê de obras do pintor friburguense de fama internacional Alberto da Veiga Guignard. As belas criações são do artista plástico Zeppe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade