Saulo Gouvêa inicia governo rezando Pai Nosso

segunda-feira, 07 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Saulo Gouvêa inicia  governo rezando Pai Nosso
Saulo Gouvêa inicia governo rezando Pai Nosso

Texto e foto: Gilmar Marques
A oração do Pai Nosso. Esta foi a primeira ação tomada pelo prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvêa (PT), ao chegar ao gabinete na tarde desta quarta-feira, 2 de janeiro, primeiro dia útil do ano e, também, o primeiro dia do seu mandato. “Desde a campanha e em entrevistas aos meios de comunicação disse que minha primeira ação ao chegar à Prefeitura seria orar. Escolhi o Pai Nosso porque, além de ser uma oração forte e conhecida, é a que Jesus nos ensinou. Que todas as nossas ações sejam pautadas na proteção de Deus e que possamos tomar as decisões mais acertadas em benefício da coletividade”, destacou o novo prefeito de Cantagalo, que fez questão de pedir a todos que dessem as mãos. A abertura foi realizada pelo assessor jurídico José Leopoldo Goulart, que citou palavras do padre Marcelo Campos da Silva, da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, ditas durante a missa de ação de graças celebrada no dia da posse, 1º de janeiro.
Embora tenha decretado o dia 2 de janeiro como ponto facultativo nas repartições públicas municipais, o prefeito reservou a tarde—das 14h às 18h—para visitar os vários setores do Prédio Dr. Joaquim de Souza Carvalho Júnior, sede da Prefeitura, no centro da cidade, e se reunir com alguns secretários. Participaram do encontro o vice-prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB); os secretários municipais de Governo, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Márcio Longo; de Administração, Ângelo Machado; de Fazenda, Jorge Valverde; o assessor jurídico José Leopoldo Goulart; a controladora geral do município, Marilda Guimarães Lima; e a futura secretária de Governo, Ana Paula Giron.
Durante o encontro, o prefeito tomou conhecimento de vários detalhes da administração, o que incluiu as questões de caixa e os programas, projetos e obras em andamento, além das primeiras medidas que deverão ser tomadas, como a nomeação do secretariado, cujas portarias foram assinadas durante a conversa. “Esta semana, estou reservando, entre outras coisas, para conversar com cada secretário separadamente. Depois, também faremos uma reunião conjunta e ainda cuidaremos de várias medidas de ordem administrativa, a maioria ainda voltada à montagem da nossa equipe de trabalho, para que possamos estar afinados para a semana que vem”, anunciou Gouvêa.
Ainda esta semana, Saulo Gouvêa deverá pedir à presidente da Câmara Municipal, vereadora Renata Huguenin (PSC), a convocação extraordinária do Legislativo para a semana que vem. “É que temos urgência na apreciação das nossas primeiras mensagens, que serão voltadas a garantir a realização de dois eventos de lazer e entretenimento, mas, também, de ordem turística”, disse. O prefeito se refere à festa de São Sebastião, no quarto distrito, São Sebastião do Paraíba, distante cerca de 40 quilômetros do centro da cidade, que é realizada de 18 a 20 deste mês, e ao carnaval, que será realizado no período de 8 a 12 de fevereiro. “É necessário que o Legislativo aprove a liberação de recursos, em forma de subvenções sociais, para a realização destes dois importantes eventos”, completou.
Saulo Gouvêa também adiantou que deverá enviar, nos próximos dias, uma terceira mensagem à análise da Câmara Municipal e que tem como objetivo o desmembramento da Secretaria municipal de Governo da de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Para ele, o gabinete tem que contar com alguém que esteja mais ligado ao prefeito, caso da ocupante da Secretaria de Governo, cargo que caberá à advogada Ana Paula Giron. A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento continuará com o economista Márcio Longo.
Encerrando o encontro, o prefeito anunciou que dará início ao programa “Governo Itinerante”, conforme havia prometido em campanha. “Queremos fazer uma gestão participativa, com ações que sejam escolhidas pelas próprias comunidades pelas quais a equipe da Prefeitura passar”, destacou. Segundo ele, o orçamento de 2014 será elaborado em cima das propostas que forem aprovadas pelos moradores. Para isso, a Prefeitura estará se reunindo com as comunidades de cada um dos distritos e de bairros. “O orçamento deste ano já foi votado em 2012, mas o do ano que vem será pautado na escolha popular, onde pautaremos nossas prioridades”, explicou, acrescentando que a elaboração dos futuros orçamentos também terá como parâmetro do Plano Diretor Participativo do município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade