Encerrando uma semana de muitas atividades, contando com ensaios intensificados, o Concerto nos Cem Anos de Luiz Gonzaga do Brasil, na Feira de São Cristóvão (Rio), bem como ainda a apresentação na noite de sábado, 15, na praça Dermeval Barbosa Moreira, para a abertura da programação de Natal do Município, a “Família Euterpe” teve ainda no domingo, 16, uma atividade diferente e divertida.
Uma festa de confraternização reuniu diretores, músicos, maestro, professores e respectivos parentes num churrasco, que contou ainda com o lançamento da 1ª Gincana Cultural interna (músicos e parentes), cujas próximas provas serão realizadas em outras cinco etapas durante todo o ano de 2013, sob a coordenação do consultor cultural da banda, Thiago Mello.
Segundo ele, nesta primeira etapa foram formadas quatro equipes, batizadas com nomes de compositores brasileiros, homenageando então os músicos Luiz Gonzaga, Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez e Tom Jobim. “Numa tarde festiva, foram realizadas provas como ‘Corrida da Colher’, ‘Batata quente’, ‘ Corrida Maluca’ e ‘Dança da Bola’, tendo a equipe Lorenzo Fernandez vencido com 30 pontos”, disse Thiago.
A equipe Tom Jobim, com 28 pontos, ficou em segundo lugar, enquanto as equipes Villa-Lobos e Luiz Gonzaga, respectivamente com 18 e 16 pontos, foram as terceira e quarta colocadas.
Resgate da Memória cultural
O principal objetivo da gincana, além de promover o entrosamento e a integração de seu público interno—reafirmando o conceito familiar, já uma característica na Euterpe, mas que vem sendo reforçado por sua diretoria—é também o de contribuir para o resgate e ampliação do acervo histórico da banda. Embora tenha diversas provas características de gincana, a disputa terá tarefas que visem o levantamento de dados, informações e fotografias que tenham alguma relação com a banda Euterpe ao longo de sua história centenária.
Num ambiente de total descontração, com direito a piscina e sauna, a churrasqueira estava sempre muito bem sortida. Tendo trocado a batuta pelo espeto, o maestro Nelson José garantia a alegria de todos, tendo a assessoria de sua mulher, Patrícia, que ainda caprichou no bolo dos aniversariantes do mês.
O presidente José Nilson da Silva (Conselho Deliberativo) comandava tudo, representando o presidente Francisco de Assis, que teve um compromisso familiar no Rio (naquela madrugada havia nascido a neta Pietra). Músicos como o professor e percussionista Peter Toledo se descontraíam no futebol, junto a diversos outros euterpistas, enquanto o professor e 1º clarinetista da banda, Marcos da Conceição, o Marquinho, estava acompanhado da família. Durante todo o domingo, a alegria esteve garantida para o animado grupo, que encerra um ano de muitas conquistas e se mostra preparado para a grande comemoração do ano de 2013: o sesquicentenário da Euterpe Friburguense, a aniversariante do ano em Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário