Nova Friburgo vem colhendo resultados positivos em diversos segmentos profissionais, artísticos e culturais; devagar vai recompondo a autoestima, aquecendo os corações e trazendo de volta o espontâneo sorriso dos friburguenses.
Ao ser veiculado um anúncio na sua edição de sábado, 15/12/12, AVS tomou conhecimento do sucesso obtido pelas transportadoras friburguenses Time Express e Mats Logística—Grupo Juca Thedin—, que foram selecionadas para o “Top do Transporte 2012”, um prêmio anual concedido pela revista Frota & Cia, especializada no segmento de transporte e logística. O anúncio cita que as duas empresas são destaque num universo de cerca de 70.000 transportadoras. Em contato com o empresário Lenilton Walter Thedin, o popular Juca Thedin, obtivemos informações sobre suas empresas e a pesquisa realizada que culminou com a inclusão das duas no seleto grupo das melhores transportadoras brasileiras.
AVS – Senhor Lenilton, suas empresas têm nomes bem diferentes. Como foram escolhidos?
Juca – Primeiramente todos me chamam de Juca, por favor, fique à vontade. O nome Time Express literalmente falando seria tempo rápido, mas o express em transporte que dizer urgente. Na verdade é como procuramos tratar a carga que nos é confiada, dando rapidez ao tempo em que ela passa por nossas mãos. Já o nome Mats quer dizer Stam ao contrário. Demos o nome para distinguir um cliente preferencial nosso, onde efetuamos um trabalho de logística dentro da própria indústria, paletizando e unitizando a carga que já é daqui direcionada para várias regiões.
AVS – Paletizando e unitizando. Você pode explicar o que é isso?
Juca – Podemos dizer que palete é um pequeno estrado de madeira ou material sintético com uma medida padrão de 1,20 x 1,00m que serve de base para nele empilhar as caixas com os produtos. Unitizar é um processo em que se envolvem essas caixas com uma película plástica (strash), transformando 20, 30, 40 caixas (depende de seus tamanhos) em uma só embalagem. Com esse trabalho seletivo se dá maior segurança à carga e muita agilidade na sua movimentação com paleteira, um carrinho especial usado nesse serviço.
AVS – Você disse que a carga é daqui direcionada para várias regiões?
Juca – Sim. Nossas empresas atuam nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste.
AVS – Foi esse trabalho diferenciado que incluiu a Time Express e a Mats Logística entre as melhores transportadoras do Brasil, conforme cita a revista Frota & Cia?
Juca – É um dos trabalhos que uma empresa de transporte de carga moderna, como as nossas, oferecem. Na verdade para qualquer empresa ser competitiva é necessário um conjunto de ações onde o mais importante é o pessoal, nas diversas equipes envolvidas para oferecer um bom atendimento ao cliente. Claro que esse trabalho de logística levou a Mats a atender, além da Stam, que é a maior fabricante de fechaduras do Brasil, grandes empresas de outros segmentos, principalmente em São Paulo e várias delas nos apontaram na pesquisa da revista. Outras atendidas pela Time também se manifestaram. Eu gostaria de acrescentar que o nome Mats foi criado para homenagear o saudoso Chico Faria, que era meu amigo; aliás o círculo de amizade do Chico era enorme em razão do grande ser humano que ele foi.
AVS – No anúncio sobre o prêmio Top do Transporte 2012, vocês dizem que a Time e a Mats foram destaques entre cerca de 70.000 transportadoras. Existem tantas assim no Brasil?
Juca – Os números do meu arquivo eram de mais ou menos um ano e fui consultar o site da ANTT—Agência Nacional de Transportes Terrestres—, que é o órgão oficial que efetiva o Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas (RNTRC) imaginando que o número tivesse aumentado um pouco. Não nego que fiquei realmente surpreso já que o site foi atualizado no dia 15/12/12 às 2h apresentando números fresquinhos. Hoje existem 118.854 transportadoras no Brasil, além de 648.751 autônomos e 318 cooperativas, perfazendo um total de 1.819.692 veículos de transporte rodoviário de cargas.
AVS – Nós agradecemos sua atenção e desejamos mais sucesso em 2013.
Juca – Eu que agradeço desejando sucesso e progresso para a nossa querida Nova Friburgo. Aproveito, ainda, para desejar boas festas e feliz ano novo para o Laercio e sua atenciosa equipe do A Voz da Serra, estendendo estes votos aos nossos clientes, amigos e ao povo friburguense em geral.
Deixe o seu comentário