Flávia Namen
Uma noite de reconhecimento à dedicação de educadores e ao esforço de pessoas das mais variadas idades que venceram o desafio de concluir os estudos. Assim pode ser definida a solenidade de formatura dos alunos dos ensinos fundamental e médio do Centro de Estudos de Jovens e Adultos (Ceja) Nova Friburgo. Promovida na noite da última segunda-feira, 17, a cerimônia lotou o auditório do centro (Praça Dermeval Barbosa Moreira 15/fundos) e foi marcada pelo clima de alegria e confraternização entre professores, estudantes e seus familiares.
A mesa que presidiu a formatura foi composta pela diretora geral do Ceja, Agueda Dias Knupp, as diretoras adjuntas Maria Auxiliadora Freitas Penido e Marilene Pinheiro Sabino, e pela orientadora educacional Sonia Garcia. A professora homenageada, Arlete Duarte, e a secretária Liane Stutz também compuseram a mesa, além da representante da Regional Serrana II, Vânia Schuenck. A equipe de professores do Ceja também ocupou lugar de honra no auditório, bem como os formandos, que entraram ao som de “O que é, o que é”, consagrado sucesso de Gonzaguinha.
A cerimônia foi aberta oficialmente pela diretora do Ceja e foi marcada por uma série de agradecimentos e homenagens a parentes, amigos e mestres que estiveram ao lado dos formandos durante toda a jornada de estudos. A equipe de professores do Ceja, representada pela professora Arlete Duarte, mereceu um agradecimento especial pela dedicação e incentivo aos formandos.
Histórias de luta e muita superação
A solenidade prosseguiu com o discurso do aluno Agnelo Fernandes, do Ensino Médio, que foi o orador das turmas e falou sobre a importância da data definindo-a como o começo de uma nova era. Logo depois, foi feita a entrega dos certificados de conclusão aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, em clima de alegria e emoção. A mestre de cerimônias da noite, Isabel Cristina Loureiro, franqueou a palavra aos formandos, que deram tocantes depoimentos sobre as dificuldades enfrentadas ao longo do período de estudos. Alunos que venceram doenças como o câncer, que perderam entes queridos e tinham pouco tempo para estudar deram emocionantes testemunhos sobre as barreiras que precisaram vencer para terminar os estudos. O apoio da equipe do Ceje nessa trajetória foi destacado em todos os depoimentos, bastante aplaudidos pelo público.
O encerramento da cerimônia também foi marcado por discursos destacando a força de superação dos alunos. “Passar pelo Ceja é um teste de vida e vocês podem vencer muitos outros obstáculos daqui para a frente. Vocês são uns vencedores”, disse o professor Larry Busquet. A diretora Águeda parabenizou todos os formandos e passou a palavra à professora Auxiliadora. “Espero que vocês nunca deixem de sonhar porque o sonho é que nos leva e nos eleva. Em nome da direção agradeço a todos os professores do Ceja e a representante da Regional Serrana II, pela primeira vez presente em nossa formatura”, concluiu ela.
Deixe o seu comentário