ESPORTES - Nova Friburgo marca presença no Footecon

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Nova Friburgo marca presença no Footecon
ESPORTES - Nova Friburgo marca presença no Footecon

Vinicius Gastin
Entre os dias 4 e 5 de dezembro, o Copacabana Palace foi sede do IX Fórum Internacional de Futebol, o Footecon. O evento, organizado por Carlos Alberto Parreira, reúne alguns dos principais nomes do esporte brasileiro e mundial. A cidade de Nova Friburgo esteve representada pelo professor de Educação Física, José Tadeu, o estudante Humberto Simão e o locutor esportivo da Nova Friburgo AM e Rádio Globo, Fernando Bonan.
O ciclo de palestras teve início com o empresário Carlos Alberto Júlio. No mesmo dia, participaram profissionais como Eric Faria, repórter da TV Globo, Renê Simões, dirigente do Vasco, e Zinho, diretor de futebol do Flamengo. A ausência foi o técnico Mano Menezes, demitido do cargo de técnico da seleção brasileira na semana anterior.
No dia 5, quarta-feira, outros nomes importantes no cenário do futebol nacional fizeram palestras: Cristóvão Borges, ex-técnico do Vasco, abordou a função do treinador na era moderna; Rodrigo Caetano e Felipe Ximenes, diretores executivos de Fluminense e Coritiba, falaram sobre as suas funções; Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo, Bernardinho, da seleção brasileira de voleibol, Dorival Jr., do Flamengo e o preparador físico José Luiz Runco também marcaram presença.
O Footecon acontece anualmente, sempre ao final do campeonato brasileiro. Temas como marketing esportivo e a medicina no esporte também são discutidos durante o evento.

Jovem Humberto tem experiências como treinador
Na comitiva friburguense que participou do Footecon esteve Humberto Simão, 22 anos. À exemplo de muitos, prestou vestibular e passou para uma universidade distante de Nova Friburgo, em busca de um sonho. Em 2009, o jovem estudante iniciou o curso de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, cidade mineira e um dos principais destinos universitários do estado do Rio de Janeiro.
Desde os primeiros períodos da faculdade, Humberto mostrou preferência pelos esportes coletivos, principalmente pelo futebol. Em 2010, recebeu o convite para treinar as divisões de base do time da cidade, o Viçosa Esporte e Lazer, onde começou a praticar o que havia estudado.
Em 2012, a equipe disputou a seletiva do campeonato mineiro infantil (sub-15) e conquistou o direito de participar da principal competição do estado na categoria. Nesse meio tempo, Humberto obteve mais uma importante experiência, desta vez fora do país. O friburguense trabalhou como treinador nos EUA durante dois meses e meio, passando o bastão para o seu auxiliar. Ao retornar, manteve-se na comissão técnica e o Viçosa conquistou a classificação para a fase seguinte com duas rodadas de antecedência. 
Nas quartas de final, o time de Humberto enfrentou o Araxá e perdeu o primeiro jogo, em casa, por 1x0. No campo adversário, o Viçosa venceu pelo mesmo placar. Entretanto, o Araxá avançou por ter a melhor campanha na primeira fase. “Fizemos um excelente campeonato e conseguimos despertar nos grandes clubes interesses por nossos jogadores. Esse era nosso objetivo principal”, destacou. 
E assim como milhares de brasileiros, o friburguense Humberto Simão tem o objetivo de tornar-se um profissional e conquistar espaço no concorrido mundo do futebol.


Frizão vence segundo amistoso da pré-temporada

Tricolor da serra goleou time de Maricá no último sábado

O Friburguense voltou a golear em sua preparação para o campeonato carioca, desta vez contra um combinado de jogadores de Maricá. Rômulo, Flavinho e Jorge Luiz colocaram o Frizão em vantagem ainda na etapa inicial. No segundo tempo, destaque para a estréia de Lohan, 17 anos, entre os profissionais. Em sua primeira experiência, o jovem balançou as redes e decretou a vitória por 4 a 0.
O técnico Gerson Andreotti repetiu a formação do amistoso contra o Ascaer, disputado três dias antes. O tricolor da serra abriu o placar com Rômulo e ampliou através de cobrança de falta, precisa, de Flavinho. Já nos minutos finais da primeira etapa, uma pintura: Jorge Luiz recebeu na entrada da grande área, percebeu que o goleiro estava adiantado e, com um leve toque por cima, marcou o terceiro do Friburguense.
Seguindo a previsão inicial, o técnico Gerson Andreotti trocou todos os jogadores para o segundo tempo. A novidade foi o atacante Lohan, 17 anos, promovido do time juvenil para os profissionais. O jovem jogador esteve em campo durante 20 minutos e mostrou serviço ao treinador. Instantes após ser substituído, voltou a campo, balançou as redes e definiu a vitória do Friburguense.

Friburguense intensifica treinos nesta semana
A semana será de treinos intensos para o Frizão. O elenco se reapresentou na tarde desta segunda-feira e vai trabalhar em período integral a partir de hoje até a quinta-feira. Na sexta, as atividades acontecem à tarde e para sábado, 22, a diretoria tenta confirmar um novo amistoso. Em seguida, os jogadores serão liberados para passar o Natal com os familiares e retornam no dia 26.
O Friburguense iniciou a pré-temporada no dia 3 e, desde então, realizou dois jogos-treinos. Além da vitória sobre o combinado de Maricá, o time de Gerson Andreotti goleou o Ascaer por 7 a 0. No dia 4 de janeiro, a equipe segue para Cataguases, em Minas Gerais, onde ficará por dez dias treinando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade