Uma boa opção para quem busca presentes originais neste fim de ano é ir ao 1º Festival de Fuxico de Nova Friburgo, uma mostra de artesanato que está sendo promovida na rua ao lado da antiga Rodoviária Leopoldina (Avenida Alberto Braune 223, Centro). No local é possível encontrar uma variedade de peças criativas, bonitas e funcionais produzidas pelas alunas do Centro de Formação Profissional e de Transferência de Tecnologia da Indústria do Vestuário (Cevest).
A mostra reúne produtos confeccionados por 30 artesãs com aparas de retalhos descartados pelo setor de moda íntima da cidade, numa ação que visa destacar a importância do reaproveitamento de resíduos. Segundo o instrutor profissional e responsável pelo curso de aparas do Cevest, Edmilson Schineider, o polo de moda íntima descarta mensalmente cerca de 70 toneladas de retalhos ao mês. Em vez de irem para o lixo e poluírem o meio ambiente, os resíduos dão forma a belos trabalhos e propiciam a geração de renda.
O festival é o endereço certo para quem quer fazer bonito na hora de presentear amigos e parentes. Além do preço acessível, outra vantagem é que os produtos são exclusivos, diferentes dos que costumam ser encontrados no comércio tradicional e evidenciam todo o charme do fuxico. São bijuterias, tapetes, colchas, almofadas, roupas, objetos decorativos e uma série de trabalhos em tricô, crochê e amarradinho, a partir de R$ 20.
Vale a pena visitar o 1º Festival de Fuxico, até domingo, 16, das 9h às 19h, numa realização do Cevest e da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Um público diversificado vem conferindo o evento, que tem patrocínio da EBMA e apoio do Sebrae e secretarias de Turismo e Cultura.
Deixe o seu comentário