ESPORTES - Frizão goleia no primeiro amistoso da pré-temporada

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Frizão goleia no primeiro amistoso da pré-temporada
ESPORTES - Frizão goleia no primeiro amistoso da pré-temporada

Vinicius Gastin
No primeiro teste da pré-temporada, o Friburguense pintou o sete. O time de Gerson Andreotti não tomou conhecimento do Ascaer, equipe da Ilha do Governador, e goleou o adversário por 7x0 no Eduardo Guinle. 
O Frizão iniciou o jogo com a equipe principal: Adilson, Sergio Gomes, Bruno, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha e Rômulo. Apenas o capitão Cadão foi poupado e em seu lugar atuou o jovem Bruno. Além do zagueiro, os meias Elan, Gleison e Victor Hugo, e o atacante Dener, liberado para resolver problemas particulares, não participaram do jogo-treino. Desde o início, o Frizão impôs a maior qualidade técnica e dominou a partida sem maiores problemas. Marcelo abriu o placar para o tricolor serrano e Rômulo ampliou ainda no primeiro tempo.
Para a etapa final, Andreotti promoveu diversas substituições. Apenas Bidu e Flavinho permaneceram em campo. O treinador cobrou mais da equipe friburguense e as broncas surtiram efeito. Douglas, três vezes, Marquinhos e Daniel balançaram as redes, decretando a goleada.
Presente durante os 90 minutos de jogo, o volante Bidu aprovou o teste e destacou a boa preparação física dos jogadores. “Claro que a gente sente um pouco, pelo ritmo intenso de treinos físicos. Mas não foi tanto quanto costuma ser. Foi um bom teste, sempre importante para nos prepararmos bem”.

Jogadores elogiam o gramado
A atenção especial dispensada ao Eduardo Guinle parece que surtiu efeito. Os jogadores de Ascaer e Friburguense elogiaram o gramado do estádio, que ainda passará por um período de adubação em janeiro. “Está do jeito que eu gosto. Todos os jogadores elogiaram o gramado, que realmente está muito bom”, destacou Bidu.
O Frizão segue a rotina de treinos até a manhã de sábado. Até a data de estreia no Carioca, dia 19 de janeiro, o tricolor da serra deve realizar pelo menos mais dois amistosos.


Escolinha da SEF encerra o ano com festa

Amistosos e confraternização marcam a despedida de 2012

A Escolinha de Futebol da Sociedade Esportiva Friburguense (SEF) realizou sua festa de encerramento na última terça-feira, 11. Os jovens atletas disputaram amistosos nas categorias sub8 e sub12, incentivados pelos pais, à beira do gramado. Ao final das partidas, todos os jogadores foram premiados com medalhas de honra ao mérito. Para finalizar o dia, pais, filhos e amigos participaram de um coquetel.
O projeto da Escolinha na SEF é coordenado pelos professores Maicon Gonçalves, Rinaldo Junior e Fabrício. De acordo com os organizadores, os objetivos são ajudar a educar e socializar os meninos. Para o ano de 2013, algumas novidades estão sendo preparadas.
(Fonte: Ivan Monteiro Filho)


Festival de Capoeira une as cidades em Nova Friburgo

Encontro foi nos dias 7 e 8 de dezembro no GPH

Mais do que resgatar a cultura brasileira e incentivar a prática de esportes, a capoeira tem o poder de reunir atletas de diferentes cidades. Pelo quinto ano, Nova Friburgo foi a sede dessa reunião durante o Festival de Capoeira, realizado nos dias 7 e 8 deste mês na quadra do GPH (Grupo de Promoção Humana). O evento, organizado pela Associação Berimbau de Ouro, contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas. 
“Vieram alguns amigos de Além Paraíba, Itaperuna, Macaé, São Gonçalo, Cordeiro, Macuco, Cantagalo, Rio das Ostras, Miracema e várias outras cidades da Região Serrana. A capoeira é como uma família, que cresce cada vez mais. As pessoas te convidam para um evento e você vai”, contou o professor Gambá, organizador do Festival. Além das tradicionais rodas de capoeira, o evento teve como atrações a oficina com maracatu, dança com fogo feita pelas crianças, o maculelê com facão e a dança com fogo de adultos. Para encerrar, samba de roda com maculelê.

Professor Gambá: 16 anos de dedicação à Capoeira
Aos 13 anos de idade, Luciano Gomes de Almeida descobriu a paixão pela capoeira. Desde então, procurou especializações, dedicou-se e dezesseis anos se passaram. Há sete, Luciano passou a ser o professor Gambá. “Fiz karatê, kung-fu, mas quando vi a capoeira eu me apaixonei. É uma luta que mistura dança, coreografia, expressão corporal. Temos o costume de falar que a capoeira está no sangue. Você não escolhe a capoeira, ela te escolhe. A sensação de estar em uma roda de capoeira nem todos têm”, garantiu.
Responsável por diversos projetos, Gambá acumula trabalhos na Imperatriz de Olaria, Jardim Califórnia (Mais Educação), Rui Barbosa e outros. Além da prática esportiva, a capoeira resgata a cultura e a história brasileira. “Ensinamos muito sobre disciplina também. Existe ainda a parte da percussão, o berimbau, o pandeiro, atabaque, agogô e as palmas. Além disso, trabalhamos a questão da coordenação motora. Se você me perguntar quantos movimentos tem a capoeira eu não sei, ela é praticamente infinita e se renova”, conta o professor.
A mistura entre esporte, dança e música, a capoeira cada vez mais atrai o interesse de crianças e mulheres. “A capoeira, o esporte e as artes marciais estão na moda. As novelas estão mostrando a capoeira e é algo muito positivo. Este esporte funciona muito bem com crianças, imitando os movimentos dos animais, coreografia, bananeira. Toda criança sabe um pouco de capoeira, ela automaticamente ginga de alguma forma. Muitas mulheres também praticam a capoeira. E elas têm muita facilidade para praticá-la, pois o corpo ajuda. Quem quer emagrecer procura a capoeira”.

De Itaperuna, o exemplo de superação 
Através do esporte, muitas histórias de vida são reescritas. Armando Terra da Silva, 32 anos, encontrou na capoeira o meio para superar a paralisia infantil. Conhecido pelos amigos como Mãozinha, entrou em contato com o professor Gambá e foi convidado para participar do Festival de Capoeira, em Nova Friburgo. “A sensação de estar aqui é maravilhosa. Fiz novas amizades, conheci a cidade e isso é fundamental. Comecei a praticar capoeira com 13 anos de idade. Na medida em que conheci a capoeira, gostei e cresci dentro desse esporte. A partir do momento em que nos graduamos, nos tornamos mais responsáveis”.
Morador de Itaperuna, Armando sabe e reconhece as suas limitações. Entretanto, elas não o impedem de ser exemplo para os demais atletas. “Nem todos os movimentos eu estou apto a fazer, por conta da paralisia infantil que sofri na perna e no braço. Quero mostrar que toda pessoa especial, mesmo com as limitações, pode praticar um esporte”.
Mãozinha não só mostra como também conta às pessoas a sua trajetória. E carrega consigo uma missão: mostrar a todos que a deficiência não é um impedimento para a prática do esporte. “Eu ministro palestras para pessoas que tenham dúvidas em relação às pessoas especiais. Muitas vezes, as crianças querem praticar e os pais não deixam por medo de elas se machucarem”.


Sesc inscreve para colônia de férias a partir deste sábado

Atividades esportivas e recreativas são voltadas para crianças de 6 a 12 anos

Para as crianças, brincar é um meio de se desenvolver, aprender a conviver em grupo, dividir tarefas e organizar atividades com os colegas. Tudo isso e muito mais o Sesc oferece em suas colônias de férias, seguindo à risca a missão de educar nos espaços informais. Com a proximidade do fim do ano, o Sesc já iniciou os preparativos de mais uma edição da colônia de férias e as inscrições começam a partir deste sábado, 15. 
As atividades são abertas a crianças entre 6 e 12 anos e vão acontecer entre 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2013. A programação inclui esportes radicais, contação de histórias e passeios a regiões turísticas da Região Serrana, entre outras atrações. 
Para participar da Colônia de Férias 2013, os responsáveis devem inscrever seus filhos a partir deste sábado, 15, até o dia 6 de janeiro. Apenas associados do Sesc podem inscrever seus dependentes. Para o público em geral, ou seja, quem não tiver carteirinha do Sesc, as inscrições começam a partir do dia 8 de janeiro. As vagas são limitadas e os preços são de R$ 45 (associados Sesc) e R$ 90 para o público em geral. 
Durante os 12 dias de atividades, serão oferecidas oficinas variadas, esportes, jogos, artes e recreação, sempre de terça a sexta, das 13h às 17h. Tudo acompanhado por profissionais de educação física e recreadores capacitados, o que garante a tranquilidade dos pais. 
O Sesc fica na Avenida Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras. Ao todo são 120 vagas. O telefone para inscrição é (22) 2543-5000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade