Coleção de presépios de várias partes do mundo é atração de mostra no CNSD

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Coleção de presépios de várias partes do mundo é atração de mostra no CNSD
Coleção de presépios de várias partes do mundo é atração de mostra no CNSD

Flávia Namen
Em pleno século 21 o tradicional presépio continua encantando adultos e crianças por seu importante significado. A representação artística do nascimento de Jesus é uma das mais antigas formas de caracterização do Natal e permanece presente em muitos espaços da cidade. No Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), o destaque é a mostra que reúne mais de 70 presépios de várias partes do Brasil e do mundo, com os personagens da Sagrada Família nos mais diversos estilos.
Desde o fim do mês passado no foyer do Teatro Sania Cosmelli, a exposição é um presente para os olhos dos visitantes. Isso porque mostra peças especiais, que vão do rico artesanato brasileiro às confeccionadas em países como Itália, Portugal, Chile e da distante Taiwan. Materiais nobres como porcelana, madrepérola, mármore e cristal dão forma a sofisticados trabalhos que já foram conferidos por mais de 100 pessoas, entre alunos e a comunidade em geral. A criatividade também ocupa lugar de destaque na mostra, com presépios feitos com materiais inusitados como palha de milho, velas, cascas de frutas, garrafas e papel.
Segundo a direção do colégio, a mostra permite uma reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal. “Essa é uma data maravilhosa que merece ser celebrada em todo o seu sentido religioso. O presépio é a mais genuína expressão do nascimento de Cristo e serve para lembrar às pessoas que Natal não é só consumismo”, afirma Jean Beatriz Fersura Wermellinger. Ela acrescenta que a exposição também vem atraindo a atenção dos estudantes, em especial a garotada da educação infantil. “É bom porque os alunos já vão se familiarizando com as figuras sagradas que compõem o presépio”, comenta Jean.
Vale destacar que a coleção de presépios pertence à Irmã Cosmelli, que sempre cultivou e estimulou esta milenar expressão do cristianismo. “Apesar de não estar à frente da organização da mostra este ano, ela transmitiu esse legado a todos nós, que preparamos tudo com muito carinho”, disse Jean. 
Quem quiser conferir a mostra tem só até o próximo dia 18. A visitação está aberta de segunda a sexta, em horário comercial. Mais informações pelo telefone 2522-1300. LIVRE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade