Concerto do Centenário de Gonzagão

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Está tudo acertado para o concerto que a banda Euterpe Friburguense fará no Rio, nesta quinta-feira, 13, como parte da programação festiva do Centenário de Luiz Gonzaga. Ensaios, os últimos ajustes e acordes. Detalhes da produção que estão sendo acertados no Rio, pela comissão organizadora do evento, e ainda outros que vão ser finalizados momentos antes do espetáculo. A euforia está, de fato, tomando conta de todos os integrantes da agremiação musical.
Além do concerto, no entanto, a participação da banda Euterpe nas comemorações do centenário tem uma missão tão nobre quanto homenagear o grande aniversariante: a SMBEF vai fazer do momento o marco inicial da celebração de seu sesquicentenário. Banda mais antiga do país, a Euterpe vai completar um século e meio de atividades ininterruptas no dia 26 de fevereiro.

Gincana & resgate
Uma série de atividades e programações especiais está sendo planejada. Ainda esta semana, logo após a apresentação no Rio, o domingo, 16, assinala o lançamento de uma Gincana que vai envolver músicos e alunos de música da Escola Samuel Antonio dos Santos.
O principal objetivo é mobilizar a Família Euterpe, através de uma atividade que promova o resgate do acervo da instituição: todas as tarefas da gincana terão como motivação a história da banda no contexto da cidade.
O concerto no Rio será às 20h, no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a tradicional Feira de São Cristóvão. A Euterpe se apresentará no Palco Jackson do Pandeiro, encerrando a programação do dia, que se inicia às 11h, com a “Missa dos 100 anos de Luiz”, na Praça Catolé do Rocha.
Ao meio-dia será lançado o selo comemorativo do centenário e às 12h30, abre-se o espetáculo Luiz Gonzaga do Brasil/100 anos de Tradições Nordestinas, com apresentação do Coral Usimed (às 13h), enquanto a partir das 14h começa a Maratona do Forró: 20 grupos, sendo 10 em cada palco (Jackson do Pandeiro e João do Vale), se revezarão até a noite em apresentações com trios de pé de serra.
A banda Euterpe fará o concerto, em seguida, para fechar a noite, a partir das 20h, com previsão de durar em torno de uma hora, no palco Jackson do Pandeiro, antecedida pelo show do grupo de quadrilha Gonzagão, enquanto no palco João do Vale, a animação fica por conta do grupo Bumba Meu Boi.

EMBAIXADORES DOS 150 ANOS
O jornalista Zuenir Ventura, que estará na cidade nesta sexta-feira, 14, para receber homenagem do Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama), em cerimônia que acontecerá à noite no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é o primeiro de uma série de personalidades convidadas a ser “Embaixador dos 150 Anos”.
A ideia é reunir lideranças de diversos setores, intelectuais, personagens representativos da sociedade e autoridades, tanto de Nova Friburgo quanto que tenham ligações com a cidade para serem porta-vozes e padrinhos do projeto que a banda lançará durante as comemorações de seu sesquicentenário:
“Nossos planos e projetos não se limitam somente a 2013, ano em que celebramos os 150 anos da Euterpe. Nossa intenção é fortalecê-la cada vez mais, dentro de uma visão de futuro, a partir de um planejamento inicial para os próximos cinco anos, mas procurando sedimentar a garantia dos próximos 150”, diz o presidente Francisco de Assis da Silva, adiantando que uma lista em torno de 20 nomes vem sendo analisada pela diretoria da SMBEF para integrar outras personalidades a esse seleto grupo.
O presidente da banda ainda destacou a ligação histórica e familiar do jornalista Zuenir Ventura com a Euterpe Friburguense.

REPERTÓRIO
Sob a regência de seu maestro titular Nelson José da Silva Neto, a Euterpe vai executar 13 números na noite de quinta-feira, 13, no Rio, sendo que sua apresentação tem previsão de durar em torno de uma hora:
“CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA” (pot-pourri “A Dança da Moda”, “Baião”, “Asa Branca” e “Qui Nem Jiló”), “PAU DE ARARA”, “RIACHO DO NAVIO”, “ASSUM PRETO”, “NO CEARÁ NÃO TEM DISSO NÃO”; “POT-POURRI LUIZ GONZAGA N° 2” (“A Triste Partida”, “Vaca Estrela Boi Fubá”, “Luar do Sertão”), “ESTRADA DE CANINDÉ”, “FREI DAMIÃO”, “LEMBRANDO LUIZ GONZAGA” (pot-pourri), “QUI NEM JILÓ”, “XOTE DAS MENINAS”, “13 DE DEZEMBRO” e “GONZAGA EM TOM MAIOR”.

Transporte por van ou ônibus
Embora o concerto no Rio seja em dia útil, como algumas pessoas mostraram interesse em prestigiar a Euterpe nesta sua apresentação na festa do centenário de Gonzagão, a empresa está disponibilizando transporte Nova Friburgo-Rio-Nova Friburgo por R$ 50 (por pessoa).
Segundo Deyvidson Guilande, da empresa de transportes turísticos, é necessário ter o mínimo de 12 interessados. A saída será às 15h30, da quinta-feira. A entrada é franca ao Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, onde a cobrança de ingresso ocorre somente de sexta a domingo.
Mais informações e inscrições: 2522-4149/ 2523-4798 ou (22) 9236-8955.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade