Atenção motorista: neste período de festas e férias, quando você está se preparando para viajar com a família, não esqueça, antes de pegar a estrada, de regularizar a situação do veículo e verificar se sua carteira de habilitação está em dia. As recomendações são do Detran, que, até 30 de dezembro, está oferecendo 238.616 mil vagas para vistoria, transferência de propriedade e mudança de combustível, entre outros serviços, nos seus 50 postos. Quanto à carteira de motorista, ela pode ser emitida em 48 horas após o interessado ter se submetido ao exame médico. Evite, assim, ter a o carro apreendido e a viagem interrompida porque não cumpriu suas obrigações com a legislação do trânsito.
O tempo entre o agendamento da vistoria e demais serviços e a sua efetiva realização é, em média, de apenas um dia na quase totalidade dos postos, ou seja, não está havendo qualquer dificuldade para a efetivação do procedimento. Basta dizer que até o próximo sábado, 15, o departamento estará disponibilizando 39 mil vagas para os mesmos procedimentos.
Vistoria
Para evitar surpresas desagradáveis, como a do carro ser reprovado na vistoria, o veículo deve ser apresentado no posto em perfeitas condições de trafegabilidade. É que o vistoriador vai verificar, entre outros itens, o sistema de freio, o sistema elétrico (faróis, luz alta, luz baixa, de ré, do freio e da placa), o limpador de para-brisa, a comunicação visual (caracterização, pintura, ferrugem, amassados), a situação dos bancos e dos pneus e a presença de equipamentos obrigatórios, como o macaco, a chave de roda, o extintor de incêndio e o triângulo.
O agendamento da vistoria ou transferência de propriedade pode ser realizado pelo portal www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones 3460-4040, 3460-4041 (Região Metropolitana) e 0800-0204040 (interior), com os serviços sendo obtidos em qualquer um dos 50 postos de vistoria, independentemente do município onde o carro for registrado.
Já para renovar a CNH, é preciso que o cliente agende sua ida ao posto de habilitação também através do portal ou teleatendimento. Do posto ele é encaminhado a uma das clínicas conveniadas para o exame médico. Após aprovação no procedimento, o documento é emitido em 48 horas.
Deixe o seu comentário