“Estação Sonhar” é o nome do show especial que o grupo Tom sobre Tom apresenta em curta temporada no Teatro Municipal, com a proposta de resgatar a magia do Natal. O musical terá convidados especiais, somando um elenco com cerca de 40 artistas em cena e mais de 60 profissionais envolvidos. Promete, através de uma produção cheia de surpresas, levar o público a reviver emoções, sonhar e realizar sentimentos esquecidos. E principalmente trazer à tona o real significado do Natal.
As apresentações estão marcadas para sábado, 15, em duas sessões, às 18h e 20h30, no Teatro Municipal. Os ingressos custam R$ 40, (inteira) e R$ 20 (meia—estudantes/professores/idosos e funcionários municipais) e estão à venda na farmácia Estação Saúde (Avenida Alberto Braune 160, Centro) e no bar e restaurante Bar’t Papo (Rua Dante Laginestra, Centro).
UM POUCO DA HISTÓRIA
O Tom Sobre Tom é um grupo vocal composto por sete vozes femininas acompanhadas por músicos integrantes de uma banda própria. Foi formado, com esse nome, em 1997, mas sua essência antecede este ano. Sua primeira formação foi em 1975, com apenas três componentes, e era chamado de Conjunto Sorriso. No mesmo ano de seu lançamento participou do I Festival Nacional da Canção, ganhando o primeiro, segundo, quarto e sexto lugares, com as canções “Sorriso”, “Moleque”, “Roberta” e “Fronteira”.
Em 1976 o grupo gravou um disco compacto em decorrência da vitória no festival. A partir de então, o Conjunto Sorriso, acrescido de mais duas componentes, não parou mais de fazer shows. Surgiu então um convite para ir à Suíça, representando o Brasil em 1981. A partir deste ano houve uma dispersão das integrantes, porém a paixão pela música tornaria a uni-las em 1995.
Em 1997 o grupo já era composto por oito vozes femininas e acompanhado por um violonista. Foi nesta ocasião que lançaram o show “Friburgo Canta Brasil”, no teatro do Nova Friburgo Country Clube. Este show teve 35 apresentações nas casas de shows, tanto em Nova Friburgo como também no Rio de Janeiro.
O grupo tomou projeção maior a partir da apresentação na comemoração dos 180 anos da colonização suíça de Nova Friburgo, onde além de 2.500 espectadores, contava também com a presença do “chef de service” de assuntos culturais do Cantão de Fribourg, Gerard Berger.
Em 1998 o grupo participou do Primeiro Festival de Inverno de Nova Friburgo, com a presença de cinco mil espectadores, quando fez a abertura do evento. Já em 1999, no show em homenagem aos 181 anos da colonização suíça, foi doado publicamente pelos representantes municipais da ocasião o patrocínio do primeiro CD do grupo, intitulado “Lumiar”.
No ano 2000 o grupo lançou a primeira amostra da Noite da Seresta em praça pública e também participou do III Festival de Inverno de Nova Friburgo, junto à orquestra Rio Jazz, de Marcos Spilman e Miele, no show “Tributo a Tom Jobim”. Também nesse ano participou do VII Concerto de Natal no Nova Friburgo Country Clube, com quatro mil espectadores.
No dia 30 de junho de 2001, o grupo lançou seu primeiro CD. Após esse lançamento juntou-se a outras entidades, a banda sinfônica Campesina Friburguense e Grupo de Ginástica Geral Silvana Gym, que foram convidados oficialmente pelos governos suíço e alemão para representar o Brasil em um show que mostrava um pouco do folclore e das lendas brasileiras.
Em 2002 tal show promoveu a abertura da “Expo 2002”, além de ser apresentado em 18 cidades diferentes, tanto da Suíça quanto da Alemanha. Esse espetáculo contou com um público estimado de dez mil pessoas, além de 800 chefes de estado.
Há oito anos o Tom sobre Tom desenvolve junto com a Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato do Comércio o projeto “Música nas calçadas”, com proposta de estimular o comércio e elevar o clima natalino.
O Tom sobre Tom tem como objetivo geral divulgar a boa música e contribuir assim para a cultura brasileira. 18 ANOS
Deixe o seu comentário