“AMIGA AMÉLIA” Um livro para todas as idades

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
“AMIGA AMÉLIA” Um livro para todas as idades
“AMIGA AMÉLIA” Um livro para todas as idades

Colunista de A Voz da Serra, David Massena lançou no último sábado, 8, no Willisau Center, o seu terceiro livro. O primeiro, “Nova Friburgo: da Geração Bendita à Capital da Moda Íntima” fala do apogeu cultural da cidade nos anos 70 e o segundo, “Até Quarta-Feira!”, conta como surgiu e evoluiu o carnaval friburguense ao longo de quase duzentos anos de folia, frutos de pesquisas históricas referentes à cidade.
Desta vez, a obra é destinada ao público infanto-juvenil, mas trata de temas de interesse de todas as idades: o bullying e o trabalho infantil. 
“Amiga Amélia”, como diz a jornalista e professora de Língua Portuguesa e Redação, Sandra Azevedo, que assina a resenha do livro, “não é uma narrativa infantil com uma história de final provável sobre amizades, mas um convite à reflexão sobre questões que têm de certa forma pontuado a infância e a adolescência e que precisamos mudar em nome de uma juventude mais generosa e humana em suas relações, seja na escola, em casa, ou na simples convivência nos espaços sociais”.
Com 48 páginas, inteiramente colorido, ilustrado pelo carioca-friburguense Felipe Sena, um jovem talento da cidade, editado pela Viena Editora de São Paulo, e com o apoio cultural da Stam, “Amiga Amélia” encantou o público que foi à tarde de autógrafos e ganhou a admiração também dos adultos que não desgrudaram os olhos do livro e devoraram a história.   
“O livro conta o encontro inesperado de Thaís, uma menina de 9 anos, inteligente, questionadora,  certa de suas  posturas  e com ‘uma cabeça de inventar histórias’, com Amélia, uma formiga fugitiva, vítima de  bullying  e  trabalho  escravo, e dá início a uma fantástica aventura. A partir daí, ‘Amiga Amélia’ leva a uma viagem, onde é difícil não se emocionar, vibrar e, principalmente, vivenciar de maneira divertida e didática a lei do respeito em qualquer mundo”, contou David Massena.
A carioca, administradora de empresas, Cláudia Couto estava em Nova Friburgo e ao ver a movimentação no Willisau Center entrou e conferiu o livro e acabou adquirindo seis exemplares para presentear as crianças da família no Natal.
“Achei a história inesperada, um enredo superenvolvente, de fácil leitura, sobre temas atuais, e que toca o coração até dos adultos. É um presente superinteressante para o Natal.”
Jornalistas, professores, donos de escolas, amigos, familiares e muitas crianças agitaram a tarde de autógrafos, conversaram com o autor e se divertiram com a presença da publicitária Thaís Bandeira, que inspirou a história que virou livro. Sobrinha do autor, David Massena, Thaís teve uma amiga imaginária a quem se referia como Amélia, até os nove anos, e, através dela, sempre questionava sobre assuntos do mundo infantil.
“Fiquei muito emocionada com a referência a mim e muito feliz com o resultado do livro. Espero que a minha ‘Amiga Amélia’ possa ajudar a melhorar o mundo com suas histórias e que muitas meninas corajosas como a Thaís do livro consigam fazer os adultos refletirem sobre essas questões do relacionamento humano.”      
“Amiga Amélia” pode ser adquirido nas livrarias de Nova Friburgo, Sideral (Cadima Shopping) e Arabesco (Avenida Alberto Braune) e, após 15 de dezembro, na loja virtual da Editora Viena, através do endereço www.lojaviena.com.br, e tem lançamentos agendados em Juiz de Fora, Belo Horizonte, Cataguases, Rio de Janeiro e São Paulo, a partir de 2013.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade