Prefeitura investe em aquisições, obras e ampliações de escolas e creches

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Ao longo dos primeiros anos da década passada, Nova Friburgo viu crescer, em sua Rede de Educação, o número de unidades escolares dedicadas à Educação Infantil, especialmente às creches, sendo que muitas dessas unidades foram instaladas em imóveis alugados, em alguns casos, em casas residenciais adaptadas.
Para se ter uma ideia, em 2000 havia três creches públicas (Centro de Atendimento Emilio Melhorance, CMEI Girassol e CMEI Maura Rosa Rodrigues) e oito conveniadas (Cantinho Feliz, Menino Jesus, Santa Terezinha, Princesa Izabel, Berçário da Amizade - Carmem Rodrigues, Luz da Serra, Colmeia do Senhor e A Colmeia – GPH) no município. Em 2012, há 38 unidades de Educação Infantil em funcionamento e oito delas estão instaladas em imóveis alugados (Alaene Pacheco Breder, Conceição Cortes Teixeira, Elvira Almeida da Silveira, Elza Babosa Melhorança, Izabel Jovelina Monteiro, Jamille Constantino Klein, Maria Inês Bachinni e Otelina de Sá Martins A. Condack). A iniciativa inibiu outros investimentos, por conta da impossibilidade de reformas, ampliações e adequação dos espaços.
Em 2012, por iniciativa do secretário de Educação, Ricardo Lengruber, e com todo apoio do prefeito Sérgio Xavier, a Secretaria de Educação está realizando a desapropriação de imóveis para posteriores investimentos (em caráter definitivo) nessas creches. Como exemplos, podem ser citadas as creches Elvira Almeida da Silveira (Campo do Coelho), Jamille Constantino Klein (Perissê) e Alaene Pacheco Breder (Prado). Além disso, o município está construindo três novas creches (Vila Nova, Santa Bernadete e Nova Suíça) com recursos provenientes do governo federal.
A ideia, segundo o secretário, é “garantir que os imóveis sejam de propriedade da municipalidade, de modo que se possam efetuar investimentos mais robustos para assegurar a qualidade dos espaços e sua infraestrutura. Isso tudo sem mencionar a necessária reabertura de unidades (especialmente creches) fechadas desde janeiro de 2011. Foi o que aconteceu com o Caem, Helena Coutinho (em Olaria), João Batista Faria (na Vilage), Santa Terezinha, Adriano Affonso (no São Jorge) e Emilia Adelaide Ferreira (em Varginha). Nessa última, inclusive, há investimentos em andamento para ampliação da unidade”.
Outra iniciativa é a desapropriação de imóveis em São Lourenço e centro da cidade para ampliação das unidades E.M. São Lourenço e C.M.E.I. Girassol; está em tramitação a desapropriação de três terrenos em Varginha para a construção das novas dependências da E.M. Juscelino Kubistesch; e obras em fase inicial para instalação de Centro de Educação Integrada em São Jorge e na Vila Nova; além da desapropriação de imóvel para instalação de unidade escolar nova no centro da cidade, no Paissandu. Há ainda outras obras e processos licitatórios em andamento para construção e reforma das unidades Pr. Schlupp (Maria Thereza), Isabel Gomes Siqueira (Parque das Flores), Manoel José Nogueira Peixoto (Vargem Alta), Alcides Francisco Brantes (Salinas) e Vale de Luz (Conselheiro Paulino).
Depois de entregar em 2012, reconstruídos, o Jardim de Infância Maria Duque Estrada Laginestra (Jimdel), as escolas Tiradentes (Amparo) e Acyr Spitz (Lumiar), a Secretaria inaugurará as novas dependências, ampliadas, da E.M. Florândia da Serra.
Para o prefeito Sérgio Xavier é “a consciência do dever cumprido que inspira esse fim de governo; havia muita expectativa da população a respeito do nosso governo e, tenho certeza, fomos além daquilo que parecia ser possível”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade