Rio Rural promove encontro da Rede de Pesquisa da Serra

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Rio Rural promove encontro da Rede de Pesquisa da Serra
Rio Rural promove encontro da Rede de Pesquisa da Serra

O Programa Rio Rural, da Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, realizou em Nova Friburgo o Encontro Ampliado de Estruturação da Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Serviços Sustentáveis da Região Serrana, um espaço interinstitucional favorável às interações, trocas e parcerias no setor agropecuário. O evento ocorreu nos últimos dias 3 e 4, reunindo técnicos do projeto e demais atores regionais, com o objetivo de avaliar as ações dos grupos de trabalho neste ano e iniciar um planejamento para 2013.
Os principais assuntos discutidos foram insumos para transição agroecológica, agricultura orgânica, normas da agricultura sustentável, acesso aos mercados institucionais, circuitos curtos de comercialização, entre outros. Segundo Luiz Antônio de Oliveira, coordenador do Núcleo de Pesquisa Participativa do Rio Rural, a ocasião foi oportuna para apresentar aos colaboradores uma síntese dos trabalhos, destacando os avanços e entraves, além da definição de metas para o próximo ano em todos os eixos temáticos. “A Região Serrana é pioneira na construção dessa rede. Contabilizamos ganhos significativos, graças ao esforço coletivo de todos os parceiros”, afirmou.
Já a pesquisadora da Pesagro-Rio, Maria Fernanda Fonseca, adianta que uma das propostas para 2013 é expandir a metodologia da rede para o norte e noroeste fluminense. “Vamos articular a inclusão de novos parceiros para essas duas outras áreas. Queremos atuar com o apoio das universidades públicas, colégios técnicos, organizações não governamentais, associações de produtores e outros atores interessados nas práticas de desenvolvimento rural sustentável”, explicou.
Participaram do encontro representantes da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); além de extensionistas da Emater-Rio, pesquisadores da Pesagro-Rio, técnicos da Prefeitura de Nova Friburgo e agricultores de Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade