7º Fórum de Segurança revela caminhos para solução dos problemas do trânsito na cidade

quinta-feira, 06 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
7º Fórum de Segurança revela caminhos para solução dos problemas do trânsito na cidade
7º Fórum de Segurança revela caminhos para solução dos problemas do trânsito na cidade

Na quarta-feira, 5, foi realizada a 7ª edição do Fórum de Segurança de Nova Friburgo, promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), no teatro do Country Clube. Dividido em três painéis, o evento contou com grande adesão da sociedade e de autoridades, que prestigiaram o fórum e puderam obter informações a respeito da alarmante situação do trânsito na cidade. 
O primeiro painel, intitulado “Conhecemos a trágica situação”, foi reservado à empresa Estácio Jr., que apresentou um diagnóstico surpreendente sobre a violência no trânsito. A pesquisa confirma um dado nacional que aponta o sexo masculino como o gênero responsável pela maioria dos acidentes. No caso dos automóveis, os homens constituem 66% dos envolvidos, contra 34% de mulheres – entre os 1811 acidentes analisados. A faixa etária entre 19 e 29 anos corresponde a 37% dos casos - que ocorrem principalmente nos fins de semana. Na situação das motocicletas, a problemática é ainda mais preocupante. Pela média dos anos elas abarcam cerca de 50% dos acidentes no município; seguida pelos automóveis, com 29%; atropelamentos, com 16%; e 3% de outras ocorrências. A estimativa geral é de que a cada cem motociclistas, 16 sofrem acidentes todo ano. 
Todos os dados foram coletados junto ao Hospital Raul Sertã, 6º Grupamento de Bombeiros e Rádio Friburgo AM, relativos ao período de 2009 até o primeiro trimestre de 2012. 
No segundo painel, denominado “Existe Solução?”, foi apresentada uma comitiva técnica da cidade de São José dos Campos (SP), que compartilhou a experiência bem-sucedida, premiada nacionalmente e internacionalmente, voltada à redução de acidentes viários. Na ocasião, o diretor da Secretaria de Transportes de São José dos Campos, Paulo Guimarães, apresentou o modelo dos selos de qualidade utilizados na cidade paulista como forma de estimular a prática à cidadania no trânsito. Estes selos são entregues aos motoristas, tanto de transportes coletivos, quanto de vans escolares e afins, que se destacam pelo desempenho e compromisso em aprimorar o trânsito na metrópole. Paulo também elogiou a presença massiva das entidades e do povo friburguense no evento, pois, segundo ele, tal união é a parte mais complicada de todo o processo. 
Outro membro da comitiva paulista, o coordenador de estatísticas Almir Gonçalves, relatou a importância de uma minuciosa análise matemática e estatística de todos os dados envolvendo o assunto, de forma que as ações tomadas pelo poder público sejam eficazes e “cirúrgicas”. Esta prática detalhada foi responsável por uma economia de R$ 27 milhões num período de apenas quatro anos na referida cidade. Este cálculo engloba, inclusive, o custo hospitalar dos acidentados. 
O terceiro painel, “Somente pela educação?”, foi reservado ao secretário municipal de Educação, Ricardo Lengruber, que emocionou os presentes com um discurso a respeito da valorização do profissional de educação como meta para o desenvolvimento do país. Segundo o secretário, não basta investir em educação se o currículo escolar não é condizente com a realidade da localidade onde ele está inserido. Para Lengruber, além de uma reforma no conteúdo das atuais disciplinas escolares, deve haver uma mudança no modo como o professor é visto pela sociedade - assim como um resgate à transmissão de valores humanos e éticos, pois, desta maneira, campanhas como as de prevenção aos acidentes de trânsito não precisariam nem existir: “Só fazemos campanhas quando algo que deveria estar acontecendo normalmente está irregular”, concluiu. 
O fórum também contou com a participação do coronel Luiz Palencia, do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, que apresentou o problema de duas localidades com altos índices de acidentes, sendo elas, o Trevo de Duas Pedras e a Avenida Governador Roberto Silveira. O coronel, além de apresentar possíveis soluções para o problema destas localidades, compartilhou também alguns dados complementares coletados pelo grupamento. 
O evento promovido pelo Conseg teve à frente o presidente Júlio Cordeiro e o vice Zury Maurer, com realização da Legítima Produções e Eventos, e produção da Layout DMP. O fórum contou ainda com a participação do atual prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier; o prefeito eleito, Rogério Cabral; o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Marcelo Freiman; o secretário de Ordem Urbana, coronel Hudson Miranda; o representante do deputado federal Glauber Braga, Landri Schitinni; o chefe de gabinete do deputado federal Hugo Leal (criador da Lei Seca), Ronaldo Celle; o superintendente da Autran, Rubem Braga; o presidente do Nova Friburgo Country Clube, Antônio Baptista; a coordenadora da empresa Estácio Jr., professora Martha Jardim, entre outras diversas autoridades e personalidades. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade