Depois de três dias de evento, chegou ao fim, na quinta-feira passada, 29 de novembro, a edição 2012 do Seminário de Inovação e Competitividade: Desafios para a Indústria Friburguense. O prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, o prefeito eleito Rogério Cabral e o representante do governo estadual, Allan Nacif, se comprometeram a manter a união encontrada após a tragédia, para ajudar cada vez mais o setor metal-mecânico friburguense. Ciceroneados pelo vice-presidente da Firjan Regional e presidente do Sindmetal, Cláudio Tângari, eles visitaram as instalações do Senai Nova Friburgo, antes de se dirigirem ao auditório para as palestras.
“Hoje temos uma das melhores unidades do Senai Metal-Mecânico do estado. São quase 1.000 alunos. O setor metal-mecânico de Friburgo é essencial para a economia do município, por isso a criação do Distrito Industrial é urgente”, disse Tângari. Um vídeo contando um pouco da história deste segmento industrial em Nova Friburgo foi apresentado ao público. O presidente do Sindmetal fez um balanço positivo da edição 2012 do Seminário: todas as palestras ministradas tiveram lotação máxima.
COMPETITIVIDADE - Enfocando a competitividade da indústria, o gerente de estudos econômicos do Sistema Firjan, Guilherme Mercês, falou sobre a atual situação econômica mundial e de que maneira ela pode influenciar a vida econômica do Brasil, do Rio de Janeiro e principalmente de Nova Friburgo. Segundo ele, a competitividade—tema do Seminário—é a palavra de ordem para aqueles que querem sobreviver no mercado.
Mercês falou também das dificuldades enfrentadas pelo setor metal-mecânico e apontou o elevado custo de produção no Brasil como o grande problema de competitividade do país. Ele deixou claro que 2013 será um ano de baixo crescimento para indústria. “Devemos crescer em torno de 2%, mas com a proximidade de eventos de grande porte como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a tendência é que o mercado vá aquecendo aos poucos”, afirmou.
O futuro prefeito Rogério Cabral adiantou que a construção do Distrito Industrial está nos planos de sua gestão. Já Allan Nacif afirmou que levará todas as questões apontadas no seminário para o vice-governador Luiz Fernando Pezão.
Deixe o seu comentário