A Casa de Euclides da Cunha, localizada na Rua Maria Zulmira Torres, no centro de Cantagalo, está realizando o III Ciclo de Debates e Oficinas Pedagógicas Euclides da Cunha na Sala de Aula, desde sexta-feira, 30, com encerramento neste sábado, 1º. Ao fim do evento, os participantes receberão certificado.
Na abertura do evento promovido pelo projeto “100 anos sem Euclides”, o público conferiu a exposição dos trabalhos das Oficinas de Arte do Ponto de Cultura “Os Serões do Seu Euclides”, e debate sobre o tema “Movimentos de contestação e suas representações na literatura brasileira”, com Godofredo Oliveira Neto (FL-UFRJ) e Luitgarde Cavalcante (Uerj), mediado por Anélia Pietrani (FL-UFRJ).
Em seguida, houve exibição do curta-metragem em homenagem a “Edeor de Paula – 80 anos”, e logo após, pocket show com o sambista e compositor de “Os Sertões” (Em Cima da Hora, 1976). O primeiro dia terminou com oficinas pedagógicas e coffee break.
Neste sábado, 1º, a programação será aberta às 8h, com exposição do “Arquivo de Memória Amélia Tomás”, seguida de apresentação do jogral para três vozes “Quem é Amélia?” com bolsistas da UFRJ. Das 9h às 10h, haverá conferência sobre “Os Sertões – 110 anos tecendo Brasis”, de Alberto Venâncio Filho, da Academia Brasileira de Letras. Coordenação do professor Luiz Fernando Conde Sangenis (FFP-Uerj).
Das 10h às 10h45, seção audiovisual com o tema “Euclidianismos: memórias, histórias, interlocuções”. Depois, Guilherme Félice Garcia, de São José do Rio Pardo (SP), e Anabelle Loivos, de Cantagalo, fazem um talk-show sobre os movimentos euclidianos em suas respectivas cidades natais.
Entre 11h e 12h haverá exibição do curta-metragem “Onde Começa a História”, da Juventude Euclidiana Cantagalense, com debate ao fim da exibição, mediado pelo professor Luiz Fernando Conde Sangenis (FFP-Uerj). Das 14h às 16h30, apresentação de trabalhos acadêmicos comentados pelos professores locais João Bosco, Paula Bon Cardoso, Airan Borges, Luiza Fontão e Ludmar Lameirinhas. O ciclo será encerrado às 17h com coffee-break ao som do “Sarau do Seu Euclides”, com músicos locais.
Para mais informações, acesse:
http://100anossemeuclides.blogspot.com.br/
http://www.projetoeuclides.iltc.br/
http://www.seueuclides.iltc.br/
Deixe o seu comentário