Vinicius Gastin
Ao levar dezenas de jovens para o mundo do esporte, o Projeto Solução de Judô revela novos talentos e representa Nova Friburgo em competições pelo Brasil. Nos dias 24 e 25 de novembro, os atletas participaram do Torneio de Judô do Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo. Ao todo, seis judocas do projeto subiram ao pódio e o destaque foi Augusto Neves Rosa, campeão na categoria sub20 até 60 kg. No sub15 até 64 kg, Lucas de Carvalho Gomes foi o 2º colocado. Na mesma faixa de idade, até 40 kg, a jovem Sheurie de Abreu foi a terceira melhor. Também conquistaram a medalha de bronze os atletas Raíssa Novaes Xavier (categoria sub13 até 42 kg), Cândi José Cabral Junior (categoria sub20, 73 kg) e Marcio Alberto Coelho (categoria sub20 até 66 kg).
Dois dos principais judocas do Projeto não participaram deste torneio. Gustavo Amaral e Diego Duarte embarcaram para Cuiabá-MT, onde representam o Rio de Janeiro nas Olimpíadas Escolares. Gustavo foi medalha de bronze no Mundial Juvenil de 2011 e é um dos favoritos ao ouro em sua categoria. A primeira etapa termina apenas no dia 8 de dezembro, o que impossibilitou a presença dos estudantes do Colégio Canadá na disputa paulista.
As participações nos campeonatos de diferentes estados fazem parte da estratégia montada pelos professores do Projeto Solução. Os judocas irão participar da seletiva nacional, entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Vitória-ES. Os dois primeiros colocados disputam algumas competições na Europa e têm a oportunidade de treinar e competir contra atletas de ponta do esporte. Com a experiência interestadual, os friburguenses chegam preparados para buscar uma viagem um pouco mais longa.
Friburguense inicia a pré-temporada nesta segunda-feira
Vinicius Gastin
O ano de 2013 começa nesta segunda-feira, 3, para o Friburguense. O elenco tricolor se reapresenta às 16h no estádio Eduardo Guinle e inicia a pré-temporada visando o campeonato carioca. O time de Gerson Andreotti disputará a Copa Rio no 2º semestre e, dependendo do desempenho no estadual, a série D do Brasileirão ou a Copa do Brasil.
A base deste ano está mantida, salvo algumas dispensas para reduzir o grupo de 42 jogadores. A princípio, o único reforço é o atacante David Dener, 25 anos, ex-Aracruz. O jogador disputou algumas partidas pelo Frizão na Copa Rio e esteve presente na excursão ao Japão.
“Na verdade, estamos com um grupo muito grande. A gente trabalhou priorizando a série D e tivemos um grupo com alguns garotos dos juniores, mais outros contratados para a Copa Rio. Lógico que não tem como trabalhar com 42 jogadores no elenco. Com certeza isso vai ser reduzido, mas a grande maioria vai ficar. Há alguns pontos específicos a serem analisados e estamos sempre abertos para novas contratações”, afirmou o gerente de futebol José Eduardo Siqueira, em entrevista ao site oficial do Friburguense.
Os treinamentos serão feitos na serra, mas uma viagem não está descartada pela diretoria. A estreia no estadual será no dia 19 de janeiro contra o Bangu, às 17h, no Eduardo Guinle.
Deixe o seu comentário