Neste domingo, 5, o Cineclube Lumiar exibe a produção nacional “Positivas”, de 2009, a partir das 19h. Com direção de Susanna Lira, o documentário é um filme-provocação que tem como principal alvo o estigma em torno da aids. Ao lançar um olhar para mulheres heterossexuais, “protegidas” pela instituição do casamento e contaminadas por seus maridos com o vírus HIV, “Positivas” mostra quão frágil e desinformado é o muro de preconceito que cega toda a sociedade. O documentário acompanha a vida de mulheres que foram surpreendidas pela notícia da doença em um ambiente até então seguro e moralmente “adequado”. Mulheres comprometidas com os dogmas do relacionamento ideal e que não viam a necessidade de negociar o uso da camisinha com seus parceiros. A diretora dá voz a essas mulheres, mostrando a cara que elas têm, como vivem, o que gostam de fazer, quais são seus sonhos e fragilidades. Porque, apesar do luto inicial que acompanha a notícia e do preconceito que vem em seguida, elas mostram que viver com aids não é o fim. Ao contrário, pode significar uma nova chance à vida e à sexualidade. 78 minutos.
O Cineclube Lumiar iniciou suas atividades em 24 de fevereiro de 2008 com intuito de promover o acesso regular a obras cinematográficas, aliando-se à necessidade local de formação de público e desenvolvimento socioambiental da região de Lumiar. Atualmente as sessões são realizadas todos os domingos ao fim da tarde na Tribuna Livre Cultural, que fica na Rua Dep. Amâncio Mario de Azevedo, 145. Sessões ao ar livre e itinerantes também ocorrem no distrito, além de atividades relacionadas ao cinema, como mostras, oficinas e produção de vídeos.
Com apoio institucional do Cinemais Cultura, Ascine-RJ, Casa do Lago, CulturaNF e da Oficina-Escola As Mãos de Luz, a entrada para as sessões é gratuita. 14 ANOS
Deixe o seu comentário