Escola de São Pedro da Serra adere a projeto ambiental

terça-feira, 27 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A Confecção Elas está fortemente engajada com a preservação da natureza. Embora seu foco principal seja a produção de roupas de bebê personalizada e ainda seja uma empresa de pequeno porte, o casal de empreendedores Alex e Adriana Santos não abre mão de manter o projeto socioambiental a favor da natureza. Começaram a desenvolver este trabalho em 2010 e neste período usavam embalagem plástica de bojo moldado para cultivar as mudas, mas como deixaram de confeccionar sutiãs no fim de 2011 passaram a usar os cones de linhas vazios gerados pela própria confecção e também de outras fábricas para cultivar as mudas nativas da Mata Atlântica. 
No início de 2012 tiveram uma nova ideia: se juntar às escolas da cidade para formar parcerias e propiciar a conscientização ambiental entre os alunos. Eles montam toda a estrutura do projeto, ou seja, o viveiro de mudas com cerca de cem mudinhas, convocam alunos para auxiliar na instalação do viveiro e fazem a coordenação externa do projeto junto à escola. A própria instituição de ensino fica responsável em cuidar deste espaço, os professores são orientados a levar os alunos para cuidar das futuras árvores, irrigando, limpando e mantendo o berçário de mudas da escola organizado e funcionando. Outra ideia do projeto, denominado Elas Preservando, é que os professores desenvolvam um trabalho junto aos alunos de pesquisa sobre as espécies das mudas cultivadas na escola, a quantidade de oxigênio que as futuras árvores proporcionará ao planeta e a quantidade de carbono que retirarão da atmosfera, de modo que os estudantes possam não apenas conhecer as árvores como também perceber a importância delas ao planeta. Caso as mudas não alcancem a estatura adulta antes das férias, Alex e Adriana sugerem à diretoria escolar para que os próprios alunos levem as mudas para suas casas e cuidem delas durante o recesso escolar. Segundo eles, isto gera maior proximidade com a preservação da natureza e as crianças crescem com suas responsabilidades ativas ao meio ambiente. Atualmente outras duas escolas— Centro Educacional Souza Poletti e E.M Patrícia Jonas Santanna—já são parceiras do Programa Elas Preservando, tendo instalado em seu interior um berçário de mudas, e outras escolas já se mostraram também interessadas em aderir ao projeto em 2013. Ambas as escolas citadas, vale lembrar, também receberam o apoio da Elas e estão recolhendo dos próprios alunos óleo vegetal usado (óleo de cozinha). O recolhimento deste resíduo será feito pelo Disk Óleo de Nova Friburgo e o destino final será o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal, do Inea, que servirá como biodiesel e fabricação de sabão. 
Sabendo das iniciativas adotadas pela Confecção Elas Baby, o Colégio E. José Martins da Costa, localizado na Rua Rodrigues Alves 368, em São Pedro da Serra, mostrou interesse em aderir ao programa Elas Preservando, através da diretora Gleice Heringer e Dircinéia Terezinha. Na sexta, 23, foi instalado o berçário de mudas na escola, aproveitando a feira de meio ambiente. Para instalação do viveiro na escola de São Pedro, Alex e Adriana tiveram o apoio do Horto Terra Viva, localizado no bairro Cônego, que doou a terra e adubo orgânico para encher os cones de linha; Sítio Terra Romã, que fez a doação das pequenas mudas nativas, localizado em São Pedro; Hak Indústria; A VOZ DA SERRA e alunos da referida escola. Ao atingir a fase adulta, as mudas serão doadas ao horto municipal ou plantadas em locais que precisam de novas árvores.
As mudas que serão cultivadas pelo Colégio de São Pedro são mulungu, peroba, jequitibá, canela-guaicá, cafezinho-do-mato, café-de-bugre, goiaba-roxa, juruvarana, sabão-de-soldado, marinheiro, canela-amarela e araticum.
Quem desejar conhecer mais sobre o trabalho da Elas Baby basta acessar www.elasecomodas.com ou ligar (22) 4105-1071.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade