Secretaria de Saúde participa da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS de Nova Friburgo

segunda-feira, 26 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) O governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu hoje, 22 de novembro, no Auditório do Centro Administrativo Cesar Guinle, o Seminário Técnico de Análise Situacional de Gestão do Trabalho no SUS de Nova Friburgo.
A Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS de Nova Friburgo colocou várias questões sobre a gestão da saúde, que foram abordadas através de uma análise detalhada dos gastos da Fundação Municipal de Saúde e despesas com funcionários do Hospital Municipal Raul Sertã, explanadas pelo coordenador-executivo da MMNP, Neilton Lima.
Outros temas também foram colocados como a questão jurídica dos funcionários que migrarão do regime celetista para o estatutário; o fundo de previdência; o Plano de Cargos e Salários; a capacitação dos concursados de 2007, que irão ingressar agora no serviço público para um melhor atendimento à população; o Plano de Ajustamento de Conduta (TAC); a Lei de Responsabilidade Fiscal; o incremento da arrecadação de verba do município, a fim de minimizar a dependência de repasse de verbas; e o avanço das políticas públicas para melhorar a vida da cidadão friburguense ampliando a visibilidade social e institucional; a realização de um concurso em outubro de 2013, entre muitos outros.
Conforme explicou o prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, o objetivo da iniciativa é a de buscar soluções para as maiores deficiências no setor da Saúde. “Podemos dizer que durante o nosso governo municipal procuramos ‘arrumar a casa’, e a prova disso é a constante busca de melhorias para a Saúde, olhando para os problemas internos, que apontam distorções que precisam ser ajustadas e não serem perpetuadas”, enfatizou o prefeito Serginho Xavier.  
O prefeito eleito, Rogério Cabral, esteve presente ao seminário para ouvir as propostas, os relatórios e as sugestões. “Eu estou participando de todos os eventos que envolvem a administração no nosso município, diz ele, e esse assunto, a Saúde, me interessa e me preocupa muito. Então, quero ouvir as sugestões, fazer encaminhamentos”. Segundo Rogério, “a expectativa é de que venha alguma notícia positiva diante de tantas dificuldades enfrentadas pelo município nesse setor. Espero sair daqui com alguma notícia positiva, com algum encaminhamento que eu possa dar continuidade. Por enquanto, ainda eu não tenho uma equipe montada e nós estamos discutindo isso com muita cautela, para que o risco de errar seja pequeno, mas uma das coisas que pretendemos é melhorar os salários dos profissionais de saúde, diante do que foi colocado aqui”, declara.
Para o secretário de Saúde, Rafael Tavares, “o que se pode tirar de positivo deste Seminário e da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS de Nova Friburgo é que isso é um divisor de águas, um novo momento e demonstra uma abertura no trabalho e na cabeça do administrador, vislumbrando o ajuste de distorções existentes no nosso município. Essa distorções foram criadas pela falta de profissionais para atuarem principalmente na Saúde, que não pode parar, até porque o contribuinte é um patrimônio que o município tem”, acrescentou.
Segundo Rafael, “essas distorções foram criadas devido aos vínculos precários que nós tivemos como o concurso público de 99, depois o de 2007 e aí você tem uma série de contratos temporários no decorrer dos anos. Então, tudo isso fragiliza muito a administração e esse seminário vem apontando uma forma de corrigirmos todas essas anormalidades. O que se espera é que a nova gestão esteja voltada para as necessidades da população, porque o gestor público tem que pensar no bem comum e nós estamos aqui para gerir a coisa pública, que deve ser tratada como nossa, mas visando o bem da coletividade”, define.
Estiveram presentes ao Seminário Técnico, além de representantes do setor da Saúde, a secretária da Administração, Ana Paula Navega, os vereadores Cláudio Damião e Pierre, o procurador geral do município, Robson Oliveira Breder, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade