Hugo Leonardo Ferreira
Comemora-se hoje o dia do técnico de segurança do trabalho, por conta da lei nº 7.410 de 27/11/1985, que dispõe sobre a Especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho e a Profissão de Técnico de Segurança do Trabalho.
O foco do Técnico de Segurança do trabalho (TST) é a preservação da vida dos trabalhadores, e o mesmo utiliza-se de diversas ferramentas, tais como: Análise de Riscos, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), entre outras. Ele analisa os riscos dos processos das empresas e verifica em que ponto destes processos o colaborador poderá sofrer um acidente do trabalho ou ficar doente quando, por exemplo, ficar exposto a produtos químicos. Como medida preventiva, o TST orienta quanto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), para que o risco seja eliminado, diminuído ou controlado dentro dos setores das empresas.
O Brasil ainda é um país com alto número de acidentes do trabalho. No ano de 2011, segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, foram mais de 700 mil acidentes gerando mais de 2.800 vítimas fatais. Com base nestes números, morrem 7 trabalhadores por acidente do trabalho diariamente no país. São 7 trabalhadores que deixam de retornar para a sua família. É muito grave esta situação.
Em alguns casos o TST é incompreendido e considerado um “chato”, pois ainda existem companheiros de trabalho que não entendem (ou não querem entender) a importância deste profissional. Uns acham que as ações do TST são fantasiosas, outros acham que o acidente nunca vai acontecer com eles e há ainda aqueles que dizem que já trabalham há muitos anos sem que nunca tivesse visto acontecer um acidente do trabalho em sua profissão... e continuam os mesmos...
Costumo dizer às pessoas que o TST é um profissional que tem amor incondicional pelas pessoas que estão à sua volta. Ele sempre se preocupa com o seu amigo de trabalho, mesmo que este deseje ver o TST, como diz texto popular, “pelas costas”! O TST não se deixa abater por críticas e segue adiante, pois a sua recompensa e sua maior alegria é devolver o trabalhador para a família, diariamente, sem que nada de grave tenha acontecido com ele.
Você leitor, que deu sua preciosa atenção a este texto, lembre-se: Existe alguém que se importa com você e sua família: O Técnico de Segurança do Trabalho. Este deveria ser seu melhor amigo.
E a nós, profissionais da Segurança do Trabalho: Minhas sinceras homenagens! Parabéns pelo nosso dia e continuemos a nos importar com as demais pessoas e a fazer grandes amizades!
Hugo Leonardo Ferreira
Técnico de Segurança do Trabalho
Deixe o seu comentário