Neste sábado, 24 de novembro, completam-se 80 anos da primeira visita a Nova Friburgo do então presidente da República Getúlio Dornelles Vargas, acompanhado de uma delegação que percorria diversas cidades do interior. Aquela era a primeira (no chamado Governo Provisório—1930/1934) das três fases em que se dividiram o mandato getulista ininterrupto de 15 anos, no primeiro período em que exerceu o cargo. Ele retornaria à Presidência entre 1951/1954, ano de sua morte.
A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense recepcionou a maior autoridade brasileira da época, acompanhando tocada da banda do Corpo de Fuzileiros Navais, realizada na então estação de trem, atual sede do governo municipal, o Palácio Barão de Nova Friburgo.
Coincidindo com a data histórica, entre diversos outros registros que a Banda Euterpe acumula e que se confundem com a própria história de Nova Friburgo, a agremiação musical será tema de uma edição especial do programa “Alegria”, que vai ao ar entre 13h e 15h deste sábado, 24, pela TV Zoom—canal 10 do sistema a cabo—com patrocínios do Cavalo Preto Supermercados e Planos SAF.
Também neste sábado, 24, às 17 horas, sob a regência de seu maestro titular Nelson José da Silva Neto, a Euterpe fará seu tradicional concerto dos quartos sábados no projeto “Banda na Praça”, em Olaria. A apresentação faz parte dos festejos da padroeira do bairro, Nossa Senhora das Graças, cujo dia comemora-se na próxima terça, 27.
No programa “ALEGRIA”, Banda-Escola e três gerações de músicos
Comandado pelos apresentadores Gel Atanázio e Ronats Ferreira, o programa “Alegria” é uma atração consagrada das tardes de sábado da TV fechada local. Com direção de André Luiz Alves, produção executiva de Leandro José Atanázio, tendo esta edição que vai ao ar sábado, 24, como operadores de câmeras Noé Tardin Hegdorne e Alexandre Ayub; operador de som Lúcio Petrillo e direção técnica/VT de Antônio de Pádua Lima Coutinho.
Desse programa especial, participam o presidente da Euterpe Friburguense, Francisco de Assis da Silva; o maestro titular Nelson José da Silva Neto, bem como a banda-escola, sob a regência de Gilnei de Oliveira e o jornalista Girlan Guilland, coordenador do projeto “Rumo aos 150 anos”, além de uma série de euterpistas históricos que gravaram depoimentos.
Os músicos Havalony Boher Sardinha (sax alto), Yara (clarineta), Guilherme Sarno (sax tenor) e o trio de clarinete, com o primeiro clarinetista e professor de música, Marco Antonio da Conceição e os filhos Igor e Luana se apresentaram mostrando o resultado positivo do trabalho que vem sendo executado na Escola Maestro Samuel Antonio dos Santos (homenagem ao fundador), que vem contribuindo para a renovação de músicos na Euterpe.
O professor Marquinho foi um dos destaques do programa. Sua apresentação com os filhos Luana e Igor tem um significado especial para a Euterpe. Há mais de três décadas na agremiação, atual primeiro clarinetista da banda, na qual chegou pelas mãos de seu próprio pai, o também clarinetista Chico Bon, hoje Marcos da Conceição tem a alegria de ver os filhos também atuando como músicos na Euterpe.
As visitas de Getúlio
A visita de Getúlio Vargas a Nova Friburgo em novembro de 1932, foi a segunda de um presidente da República à cidade. Antes, em 30 de junho de 1910, Nilo Peçanha acompanhado de ministros veio inaugurar o Sanatório Naval. A vinda de Getúlio a Nova Friburgo, em 1932, dois anos após sua ascensão ao poder com a Revolução de 1930, mostrava o interesse político que a cidade despertava, exatamente devido à concentração operária.
No ano anterior, 1931, haviam sido criadas a Aliança dos Trabalhadores das Fábricas de Tecidos de Nova Friburgo e a União Friburguense dos Trabalhadores em Construção Civil e um ano mais tarde foi criada a União dos Empregados em Padarias, na sede da Sociedade Humanitária.
Nesta sua primeira estadia, em 1932, Getúlio visitou o Colégio Modelo e o Sanatório. Ele retornaria à cidade 11 anos depois, em 30 de maio de 1943, para inaugurar a sede local da LBA, quando também visitou o Colégio Anchieta, e foi igualmente recepcionado pelo Tiro de Guerra e pela banda Euterpe que executou o hino “Salve Getúlio Vargas”.
Repertório do “Banda na Praça”
Dividido em duas partes, o repertório da apresentação da Euterpe neste sábado, 24, às 17h, será iniciado com números especialmente dedicados ao centenário de Luiz Gonzaga, que será comemorado em 13 de dezembro; em seguida, canções natalinas—com solo do cantor Décio Cavalcante—já antecipam o clima dos festejos de fim de ano.
PRIMEIRA PARTE - Centenário de Luiz Gonzaga
- “Hino do Centenário de Nova Friburgo” (letra de Franklin Coutinho e música do maestro Sérvio Lago)
- “O Xote das Meninas”
- “Gonzaga em Tom Maior” (“Asa Branca” e “A Volta da Asa Branca”)
- Pout pourri Gonzaga Nº 2 (“A Triste partida”, “Vaca Estrela e Boi Fubá” e “Luar do Sertão”)
- Centenário de Luiz Gonzaga (“A Dança da moda”, “Baião”, “Asa Branca”, “Que nem Jiló”)
SEGUNDA PARTE - Canções de Natal
- “Jolly jingle Holiday”, “Seu Nome é Jesus”, “Adeste Fidelis”, “White Christmas”, “Noite Feliz” e “Encontramos o Rei”.
Deixe o seu comentário