(SECOM) No próximo dia 30, sexta-feira, a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e do Programa DST/Aids/Hepatites Virais, participará da Campanha do Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, com o tema “É melhor saber... Faça o teste”. Durante este dia, haverá uma série de atividades voltadas para a prevenção e esclarecimento da doença.
A campanha do Ministério da Saúde é voltada para a população em geral e para quem se enquadra no grupo prioritário de enfrentamento da epidemia—homossexuais, profissionais do sexo, jovens e usuários de drogas. A ação busca facilitar o acesso ao diagnóstico precoce e proporcionar ao portador do HIV o tratamento e possibilidade de melhor qualidade de vida. Além de ter objetivos de estimular a adoção de práticas sexuais seguras; incentivar a realização de teste anti-HIV; garantir insumos de prevenção; prevenir a população contra a infecção pelo HIV; diminuir a vulnerabilidade à infecção pelo HIV no município; alertar quanto às vantagens do uso do gel lubrificante, e oferecer testes rápidos de diagnóstico anti-HIV (TRD).
De acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids/Hepatites Virais da FMS, Teresa Polo, este evento proporcionará a prevenção, o diagnóstico precoce, além de possibilitar às pessoas um acompanhamento de qualidade.
Em Nova Friburgo a média de portadores do vírus HIV se mantém em torno de 30 pessoas por ano. Ainda segundo Teresa, a proporção de jovens entre 18 e 35 anos infectados pelo vírus tem aumentado na cidade.
PROGRAMAÇÃO
8h - Missa em ação de Graça pela vida, na Catedral São João Batista, e café da manhã para os portadores. Logo após, haverá aula de ginástica com o grupo da terceira idade do Centro de Convivência.
08 às 13h – Atividades na Praça Dermeval Barbosa Moreira com a participação da Faculdade de Enfermagem Estácio de Sá, ONG Amigos da Vida, Caps, Adinf e Ônibus da Saúde.
Também haverá distribuição de folder, preservativos e gel lubrificante na praça e rodoviária, com a finalidade de prevenção; oficina de prevenção das DSTs/aids; vacinação contra hepatite B, tétano e difteria; aconselhamento e coleta de sangue para exames de HIV, hepatite B e C e sífilis; teste rápido diagnóstico para o HIV e verificação de glicemia.
Deixe o seu comentário