ESPORTES - De volta do Japão, Frizão foca no Estadual

quarta-feira, 21 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Depois de 10 dias em solo japonês, o Friburguense está de volta a Nova Friburgo. Os jogadores receberam uma folga de 15 dias e se reapresentam no próximo dia 5, para mais uma fase da pré-temporada 2013.
No Japão, o time teve um saldo positivo: foram três vitórias e um empate na primeira excursão internacional da história do clube e de muitos jogadores que compuseram a delegação formada por 25 pessoas, sendo 19 atletas.
Na reapresentação, os trabalhos serão ainda mais intensificados. Os jogadores só terão uma nova pausa para as festas de fim de ano e no retorno não haverá mais pausas. O foco será todo no Estadual 2013, cuja tabela completa você confere abaixo.

Flamengo em Nova Friburgo  
O Friburguense começa ambos os turnos em casa, e, tanto no 1° como no 2°, encerra a sua participação também em casa.
O único grande que deve visitar Nova Friburgo é o Flamengo. A tabela ainda não confirma o Estádio Eduardo Guinle, pois há o aguardo dos laudos técnicos. A partida está marcada para 6, 7 ou 9 de fevereiro, 19h30.
Os confrontos com os outros três grandes (Vasco, Botafogo e Fluminense) tem o Friburguense como visitante, ou seja, as partidas serão realizadas, inicialmente, na capital.
O Frizão, pela campanha realizada no ano passado, portanto, faz mais partidas em casa do que fora: 8 em Nova Friburgo e 7 fora.


Time de Nova Friburgo é campeão do 1º Campeonato de Gateball de Guapimirim

Formado há apenas dois anos, o time de Gateball de Nova Friburgo vem fazendo bonito nas competições regionais. No último domingo, 18, conquistou o 1º lugar no Campeonato de Gateball de Guapimirim. O mérito coube aos jogadores Gerson Thurler, Tókio Futigami, Sumiko Takizawa, Márcio Yukiyo Hitomi e Angela Duarte Zebende. O grupo já vinha se destacando por seu talento e habilidade, tendo alcançado dois terceiros lugares em torneios realizados no município de Papucaia e em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. 
Criado em 1947 no Japão, logo após a II Guerra Mundial, o Gateball foi introduzido no Brasil por Matsumi Kuroki no final dos anos 70. Trata-se de um esporte voltado para uma grande faixa etária, da criança ao idoso. Isso porque sua regra é simples e o desgaste físico moderado, sendo uma atividade onde o trabalho em equipe e o raciocínio para elaborar táticas têm papel fundamental. São necessários quatro equipamentos para a prática deste esporte: stick (taco), gate (arco), goal pole (pino central) e bola. As bolas são divididas nas cores branca e vermelha, sendo as vermelhas com números ímpares e as brancas com números pares. 
Segundo a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Nova Friburgo, o 1º Torneio de Gateball realizado no Brasil foi promovido pelo clube de anciões Hakuju-Kai, de Itapeti, em 11 de setembro de 1981. A partir daí, o esporte começou a se expandir, ganhando um número crescente de adeptos. Foi então fundada, em 1982, a Associação Brasileira de Gateball, tendo como presidente Sadamu Dan, que uniu os clubes de gateball existentes no país e com eles intensificou o intercâmbio, chegando a organizar, em 1988, o 3º Campeonato Mundial de Gateball, no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo. 
Em 1989, a Assembleia Geral da Associação Brasileira de Gateball elegeu Yutaka Mori como 2º presidente e alterou o nome da entidade para União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB).


Capoeirista friburguense agora é contramestre

No último domingo, 18, foi realizada a formatura de Contramestres de Capoeira, através da Associação de Capoeira Barravento e Federação Desportiva de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro. O atleta e capoeirista Fernando Emmerick (Garganta) se formou, sendo o mais novo contramestre federado do estado do Rio de Janeiro e único friburguense a se graduar nesse evento.
O evento contou com a presença de grandes e renomados mestres, como Bogado, presidente de Associação Barravento, Martins, presidente da Associação de Capoeira Martins, Alípido, Naval, Carlinhos, Wood, Dinorá, China, Vassoura e Columá. 
O mestre Estivador e contramestre Bemtevi, da África do Sul, também estiveram presentes na formatura, mantendo um intercâmbio através da capoeira e levando a arte e a cultura de Nova Friburgo para outros países. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade