A Colônia Alemã, através do Centro Cultural Teuto-Friburguense, recebeu a visita da Original Markgräfler Blaskapelle de Freiburg, Baden-Württemberg, Alemanha. A apresentação foi no Teatro Municipal de Nova Friburgo, no último dia 13, sob o comando do maestro Uwe Jordan e também de Michael Riesterer. A Markgräfler contou histórias, cantou, tocou e encantou o público que desafiou as chuvas e prestigiou o evento.
O maestro friburguense Marcos Botelho fez uma homenagem à banda alemã, junto com 18 jovens músicos da cidade de diferentes instituições, apresentando “Asa Branca”, “Carinhoso” e “Aquarela do Brasi”l. O vocal ficou a cargo da dupla sertaneja Cezário Ramos e Gabriel. O maestro Marcos, fechando a apresentação da noite, regeu a Markgräfler.
O apresentador Gero Band, em português e alemão, conduziu o espetáculo que contou ainda com a homenagem da Markgräfler à presidente da Colônia Alemã de Nova Friburgo, Dalva Brust, que há dois anos começou a articular para trazer a banda e iniciar o intercâmbio cultural com a colônia e músicos de Nova Friburgo. Outro homenageado foi Georg Helbling, que foi o intermediário para o encontro de Dalva Brust com Michel Riesterer. Todos os integrantes da banda foram hospedados em casa de associados da Colônia Alemã e de músicos da cidade.
No dia 14, a Markgräfler fez um tour por Nova Friburgo, indo até o apiário Amigos da Terra, a Queijaria Escola e na Associação de Pequenos Produtores Rurais de São Lourenço para conhecer o Projeto Rural Legal, projetado e coordenado por Dalva Brust, que atende as vilas do 3º distrito, Campo do Coelho. Na ocasião foram agraciados com uma apresentação musical dos alunos do 3º ano da Escola Municipal de São Lourenço, dirigida por Márcia Cabral Gravino. Representantes da Oficina do Sabor também estiveram presentes.
Em seguida, encaminhados para Salinas, foram recebidos na casa do vereador Márcio Damazio para um churrasco preparado por Osni, Ricardo e Denilson. O vereador reeleito, um dos apoiadores do Projeto Rural Legal, e sua família, foram incansáveis na recepção calorosa animada por música regional, onde o próprio Damazio no acordeom, participou de um desafio com um jovem músico alemão, ao som das folhas de lima. O churrasco, oferecido por Dalva Brust foi extensivo às famílias acolhedoras, músicos friburguenses e lideranças do distrito. As bandeiras do Brasil e da Alemanha deram um toque especial nesta confraternização internacional.
No dia 15, os alemães se despediram de Nova Friburgo, em frente à Praça das Colônias.
Deixe o seu comentário