Henrique Amorim
Os moradores das 70 casas interditadas no Loteamento Três Irmãos, distrito de Conselheiro Paulino, desde o desabamento de toneladas de pedras de parte da encosta que atingiu pelo menos 20 imóveis na tarde da última terça-feira, 13, foram liberados pela Defesa Civil para retirar roupas e pertences, a pé ou em veículos pequenos. Mudanças em caminhões continuam proibidas para evitar grande movimentação de pessoas na área com riscos de outros escorregamentos de pedras. Com a saída dos moradores, as ruas da parte alta do loteamento permanecem desertas e vulneráveis a saques. Para conter a possibilidade de furtos no local, policiais do 11º BPM intensificaram as rondas no Três Irmãos durante o dia e a noite. Embora nenhum registro de invasão de casas interditadas tenha sido denunciado oficialmente à polícia, moradores comentam que pequenos furtos nas casas desocupadas às pressas já teriam ocorrido nos últimos dias.
Até esta sexta-feira, 16, pelo menos 48 moradores do Três Irmãos e demais áreas de risco—cinco deles desabrigados—continuam abrigados temporariamente no Jardim de Infância Maria Duque Estrada Laginestra, no Prado. Os demais moradores que tiveram que deixar suas casas desde o acidente estão abrigadas nas casas de familiares ou amigos e agora temem pela interdição definitiva de suas casas, a maioria delas construída por eles próprios. Técnicos da Defesa Civil municipal avaliam todas as casas atingidas e as que se situam nas imediações da área de risco de novos deslizamentos para verificar a possibilidade de desinterdição, futuramente.
Uma equipe de técnicos da Defesa Civil Nacional veio a Nova Friburgo para inspecionar a área do deslizamento no Três Irmãos e atestou que, por enquanto, não há necessidade do envio de recursos federais emergenciais para atender aos moradores, pois a situação no local já se encontra contornada e sob inspeção permanente da Defesa Civil local, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar, Cruz Vermelha e equipes de voluntários que garantem assistência aos moradores, todos abalados com o acidente e temerosos com a possibilidade de novos escorregamentos na encosta.
A Cruz Vermelha enviou para o Loteamento Três Irmãos uma equipe de 35 voluntários e psicólogos que acompanham caso a caso viabilizando encaminhamentos para abrigos ou atendimento de equipes do Centro de Convivência Psicossocial. Os moradores de todo o loteamento têm sido permanentemente orientados por equipes da Defesa Civil a se deslocarem para os pontos de apoio em caso de acionamento das sirenes de alerta-alarme. Desde quinta-feira, 15, Nova Friburgo voltou ao estado de atenção com previsão de chuvas fracas a moderadas para este fim de semana.
Além do Três Irmãos, a Defesa Civil considera também como áreas de risco, que inspiram maior atenção, as localidades Floresta e Alto do Floresta, Jardinlândia, Rui Sanglard, Granja do Céu, Vilage, Tingly, Córrego Dantas e Lazareto. E lembra que em casos de emergência devem solicitar socorro através dos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) ambos com ligações gratuitas.
Deixe o seu comentário