Segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quarta-feira, a economia brasileira registrou, em setembro, uma queda de 0,52% em relação ao mês de agosto. Esta foi a maior queda mensal do índice que representa uma prévia do PIB oficial do país.
Por outro lado, o resultado representa um avanço de 2,39% em relação ao mesmo mês de 2011 e uma alta de 0,98% em 12 meses, o que ainda é pouco em relação à expectativa do mercado.
Comentando o resultado do IBC-Br, o ministro da Fazenda Guido Mantega afirmou que será divulgado em breve o PIB oficial do terceiro trimestre de 2012 com crescimento próximo de 1%, o que pode representar, segundo ele, um crescimento anual já em torno dos 3,5% ainda sem contabilizar os dados do quarto e último trimestre do ano.
O ministro afirmou ainda que o resultado de setembro foi pior que o de agosto, principalmente pela quantidade de dias úteis que foi de apenas 19 no nono mês do ano e que em outubro haverá nova elevação do índice.
Finalizando, Mantega afirma que a economia brasileira está em recuperação, com consumo de famílias e exportações aumentando e que é possível alcançar um crescimento de até 4,5% ainda no ano de 2012.
Por aqui o que se percebe realmente é uma estabilização dos preços dos alimentos e a gradativa diminuição da variação dos preços entre os estabelecimentos pesquisados. Enquanto isso, aguardamos a divulgação dos novos indicadores oficiais para termos certeza se o otimismo do Ministro será concretizado.
Até a próxima semana.
PESQUISA
A pesquisa de preços do Núcleo da Universidade Candido Mendes é realizada sempre às segundas-feiras, no horário entre 15h e 18h, em seis supermercados, com produtos que integram a cesta básica pesquisada nacionalmente. Os valores estão sujeitos a mudanças, dentro de critérios adotados pelos lojistas.
A pesquisa calcula a variação percentual de cada produto, o preço médio de cada item e o valor total gasto mensalmente com cada um deles, considerando-se as quantidades propostas pelo Dieese.
Compare os preços dos produtos que constam em sua lista e faça boas compras.
Deixe o seu comentário