A Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf) aproveita a celebração do dia mundial do diabetes, amanhã, 14, para orientar diabéticos e não diabéticos a como prevenir e tratar a doença que a cada dia atinge mais pessoas em todo o mundo. Durante todo o dia serão promovidas palestras e atividades ao ar livre. Tudo de graça. Para marcar a data, a entidade solicita que os participantes, se possível, vistam camisas azuis, a cor símbolo da luta contra o diabetes. Aliás, o diabetes é mundialmente simbolizado por um círculo azul.
O símbolo foi criado após uma campanha da Federação Internacional de Diabetes (IDF) para elaboração da Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes e pode ser facilmente adaptado em qualquer ambiente e em várias culturas representa a vida e a saúde. A escolha da cor deu-se pelo azul representar o céu e ser a mesma cor da bandeira das nações unidas, que luta para tentar reverter a epidemia global do diabetes. O círculo azul representa ainda a necessidade de união de pacientes e familiares pelo bom tratamento da doença, com a qual o paciente pode levar uma vida normal, desde que siga corretamente as orientações médicas aliada a uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável.
Na programação especial do dia mundial do diabetes promovida em Nova Friburgo pela Adinf, os pacientes e convidados começarão as atividades às 7h30 com uma caminhada nas proximidades da sede da entidade no bairro Ypu; às 8h30 café da manhã seguido de palestra com o endocrinologista Max Kunzel; às 10h, corte de cabelo, maquiagem e orientações com podóloga e a enfermeira Ana Sancho sobre os cuidados que todo diabético deve ter com os pés.
Após mais uma sessão de beleza com orientação e almoço, a partir das 13h30 haverá outra sessão de orientação com podóloga e palestra com a endocrinologista Rafaela Siqueira, às 14h30. Logo após, às 15h30, a coordenadora do Hiperdia (um dia de prevenções ao diabetes), Viviane Medeiros, irá informar aos pacientes sobre como se cadastrar para receber gratuitamente do Sistema Único de Saúde (SUS), insulinas, seringas e aparelhos de medição de glicose. O encerramento do dia mundial do diabetes será às 16h com sorteio de brindes para os participantes.
Deixe o seu comentário