Neste momento decisivo para o futuro de Nova Friburgo, quase um ano e nove meses após o maior desastre ambiental de toda a história do Brasil, o GAM—Grupo Articulação dos Movimentos—lançou na internet, com a participação de diversas ONGs, instituições, associações de moradores, movimentos virtuais e sociais, uma Carta Aberta aos candidatos à Prefeitura de Nova Friburgo com o objetivo de cobrar do postulante ao cargo um compromisso público com uma série de reivindicações.
A carta foi entregue entre os dias 28 e 29 de setembro a todos os candidatos a prefeito, pessoalmente ou através dos respectivos assessores. Os prefeitáveis tiveram até o dia 2 de outubro para entrar em contato com o GAM manifestando o interesse em assinar o documento, comprometendo-se com a regulamentação e execução do Plano Diretor Participativo Municipal (devidamente atualizado em relação às mudanças provocadas pela catástrofe de janeiro de 2011) e com as propostas da Agenda 21; além de dar andamento, juntamente com a sociedade civil, às ações da Estratégia Internacional para Redução de Desastres—Eird/ONU—“Construindo Cidades Resilientes” (já assinada pelo prefeito Sérgio Xavier) e ao Pesc (Plano de Emergência da Sociedade Civil); e de confirmar o engajamento com o desenvolvimento sustentável de Nova Friburgo, assinando a “Carta Compromisso da Plataforma Cidades Sustentáveis”.
O GAM considera os documentos relacionados na Carta de suma importância para o desenvolvimento e reconstrução da cidade, sobretudo pelo fato de muitos deles terem sido construídos de forma amplamente participativa e democrática. Na verdade, trata-se de uma reivindicação por diálogo do Poder Público com a Sociedade Civil, para que sempre sejam levadas em consideração—como prioridade—as necessidades e sugestões da população nas ações do governo municipal.
A Carta foi entregue juntamente com uma cópia do abaixo-assinado com mais de 3.500 assinaturas coletadas durante a manifestação mundial, com adesão local do GAM—#OccupyNF (ocupação da Praça Getúlio Vargas, entre os dias 11 e 15 de novembro do ano passado)—contendo uma série de demandas da sociedade como democracia real, melhor qualidade de vida, uso inteligente dos recursos naturais, investimentos significativos em saúde, educação, transporte coletivo de qualidade, ciclovias e, principalmente, a construção de novos bairros em áreas seguras e em harmonia com a natureza.
A Carta Aberta foi construída coletivamente em uma rede social da internet pelos seguintes signatários: Movimento Nova Friburgo em Transição (Transition Towns), Movimento Absurdo, Movimento Eu Luto, Movimento Bicicletada Nova Friburgo, Movimento Nacional de Afetados por Desastres Socioambientais (Monades), Núcleo de Defesa Civil Comunitária (Nudec) de Duas Pedras, Associação de Moradores do Bairro Córrego d’Antas, Associação de Moradores do Bairro Duas Pedras, Commam (Conselho Municipal do Meio Ambiente), ONG Care Brasil, ONG Diálogo, ONG Eccosocial da Região Serrana, IES (Instituto Socioambiental Brasileiro), Crisis Response Brasil, Fundação Natureza, Projeto Amicão&Amicat, Projeto Luz, Jornal Fórum Século XXI, Igreja Batista da Serra, Instituto Pindorama e Casa dos Saberes de São Pedro da Serra.
Quatro dos seis candidatos assinaram o Termo de Compromisso
Até o fim do prazo estipulado pelo GAM, fizeram contato e assinaram o Termo de Compromisso com as reivindicações presentes no documento (em ordem cronológica) os seguintes candidatos a prefeito:
Edil Nunes (Psol)
Saudade Braga (PSB)
Marconi Medeiros (PMN)
Rogério Cabral (PSD)
Os candidatos Jairo da Wermar (PHS) e Jorge de Carvalho (PTdoB) não deram retorno ao GAM até o fim do dia 3/10.
Os candidatos a vereador também estão se comprometendo
Apesar de ter sido originalmente destinada somente aos candidatos à Prefeitura da cidade, os pretendentes ao legislativo que tiverem interesse em se comprometer com as reivindicações da carta podem assiná-la também até o sábado, dia 6 de outubro. Podem entrar em contato através do e-mail: gamnovafriburgo@gmail.com ou através da sessão “Contato” no blog (www.gam-nf.blogspot.com).
A lista completa dos candidatos que já se comprometeram com as reivindicações da carta está disponível no blog do GAM: gam-nf.blogspot.com.br.
Sobre o GAM
O GAM—Grupo Articulação dos Movimentos—surgiu em agosto de 2011 em um encontro convocado através do Facebook diante do esvaziamento e da desmobilização dos diversos movimentos e grupos surgidos após a tragédia de janeiro de 2011.
As decisões são debatidas através da internet e nas reuniões semanais. Não é preciso fazer parte de qualquer movimento, ONG, associação ou instituição para participar do GAM. É uma iniciativa de cidadãos comuns, agindo de forma livre e voluntária, com o objetivo ser um meio de articulação para somar forças processo de reconstrução da cidade.
O grupo vem articulando e apoiando algumas iniciativas como as manifestações que ocuparam a Praça Getúlio Vargas com acampamentos em outubro e novembro de 2011, o apoio na realização do Pesc (Plano de Emergência da Sociedade Civil), o evento que marcou o um ano da catástrofe na Praça Dermeval Barbosa Moreira, a organização em Nova Friburgo do Dia dos Impactos Climáticos: Ligando os Pontos, a manifestação no Dia Internacional de Combate à Corrupção e a Cúpula dos Povos na Rio+20 com a apresentação do case Nova Friburgo.
Para ler a Carta Aberta e baixar os arquivos anexos a ela, acesse o blog do GAM: http://gam-nf.blogspot.com.br/2012/09/carta-aberta-aos-candidatos-prefeitura.html.
Deixe o seu comentário