Pesquisadora colombiana faz tese baseada em dados do DataUFF sobre Pró-Jovem Adolescente, programa do governo federal

quarta-feira, 03 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A pesquisadora colombiana Susana Martínez-Restrepo estudou dados de pesquisa do DataUff sobre o programa de transferência de renda para os jovens, o Pró-Jovem Adolescente (antigo Agente Jovem), que faz parte do Bolsa-Família. Em sua tese de doutorado para a Universidade de Columbia (Nova York, EUA), a pesquisadora, que é diretora regional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para a América Latina e Caribe, empregou os dados coletados pelo DataUFF para tentar verificar se a realidade socioeconômica influencia ou não nas decisões do uso do tempo entre os adolescentes e os jovens adultos de baixa renda nas cidades brasileiras.
Susana Martínez-Restrepo analisa o problema sobre vários aspectos: quais as implicações para o rendimento escolar e para a busca por oportunidades de trabalho; se a renda familiar limitada e a pressão por parte dos pais para entrarem cedo no mercado de trabalho faz com que esses jovens parem de estudar ou comecem a usar drogas ilícitas ou a praticar sexo sem proteção. Avalia também se a transferência de dinheiro diretamente aos jovens é mais eficiente que o dirigido às mães e se a quantidade de horas por semana dedicadas aos projetos fora da escola são um fator determinante, dentre outros pontos. 
De acordo com a pesquisadora, “estudar o impacto do programa no comportamento dos adolescentes é crucial agora que a educação brasileira saiu do primeiro passo, de universalização do ensino, para se dedicar à melhoria de qualidade e ao aumento da retenção na escola”. A questão política-chave é identificar quais perspectivas mostram-se ferramentas mais eficientes para mudar os padrões de uso do tempo e os comportamentos que levam os adolescentes a abandonar a escola, à gravidez precoce ou a consumir drogas. Susana Martínez-Restrepo estará no Brasil a partir de 6 de outubro para tratar com o DataUFF sobre a publicação de sua tese e o respectivo lançamento. 
Informações: (21) 2722-1651.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade