Governo municipal realiza Seminário de Educação Ambiental para comunidades de regiões atingidas por desastre climático

terça-feira, 02 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Governo municipal realiza Seminário de Educação Ambiental para comunidades  de regiões atingidas por desastre climático
Governo municipal realiza Seminário de Educação Ambiental para comunidades de regiões atingidas por desastre climático

(SECOM) O governo municipal, por meio da Secretaria de Defesa Civil, realizou, no último dia 14 de setembro, o “Seminário de Educação Ambiental na Prevenção e no Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais”, na Câmara Municipal de Nova Friburgo. O evento contou com a presença de representantes de seis municípios atingidos pela tragédia climática: Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, Sapucaia e Teresópolis. Estiveram presentes também representantes da Defesa Civil de outras localidades, Cruz Vermelha, agentes de saúde, 120 professores e estudantes, além de lideranças comunitárias.
Segundo o prefeito Sérgio Xavier, a participação em seminários como o de Prevenção e Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais faz parte de uma das ações do planejamento aplicado à Secretaria de Defesa Civil, que foi transformada em secretaria logo após Sérgio Xavier assumir o governo municipal. “Depois que nós assumimos o governo, em novembro do ano passado, passamos por um período turbulento no final do ano, com ameaças de chuvas. Mas conseguimos criar todo um planejamento para as ações da Secretaria de Defesa Civil, que agora não está preparada apenas para os dias de chuvas, mas permanece em constante formação, isso com simulados, capacitação, cursos, seminários e agora com a capacitação dos profissionais da educação. Isso é preventivo, para que as pessoas que venham a lidar com situação de risco estejam preparadas para amparar e orientar as crianças e a comunidade, e que essas informações, de como agir  cheguem aos lares por meio dos nossos alunos e diversos colaboradores. Portanto, não vamos deixar nada para cima da hora, para quando chegar o período das chuvas. Temos que nos adiantar, ser resilientes (capaz de lidar com mudanças inesperadas) e passar por quaisquer adversidades com treinamento, informação e preparo. Além disso, estamos adquirindo equipamentos e dando a estrutura necessária para que a Defesa Civil de Nova Friburgo possa trabalhar de forma preventiva e proativa. Tudo isso para que quando chegarem as chuvas de verão nós estejamos muito mais preparados do que já estivemos em anos anteriores”, informou o prefeito Sérgio Xavier.
Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Cel. João Paulo Mori, “esse seminário está sendo realizado com o apoio do governo municipal e do Inea (Instituto Estadual de Ambiente), para atender às comunidades que foram atingidas pela tragédia climática e qualquer apoio é fundamental, principalmente no foco que está sendo dado, que é a educação aos jovens”. 
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Marcelo Júlio Bodart Corrêa, que é instrutor do Elos Enfrentamento, falou sobre o “sistema de combate a incidentes”. Para ele, essas ações vão deixar não só Nova Friburgo, mas todas as cidades mais fortes. Esse programa será realizado também em outros municípios e está sendo capilarizado para alcançar o máximo de pessoas que necessitam desse tipo de informação. Segundo Bodart, não só estamos disponibilizando informações, mas também equipamento básico para evacuação, como: capa de chuva, apito, lanterna. Segundo ele, esse equipamento chamado de “mãos à obra” possibilita realocar as pessoas nas comunidades. O que se espera é que, com o passar do tempo, essa ação se estenda para o rádio, com comunicação direta com a Defesa Civil, para que as pessoas não fiquem desesperadas e tenham a precisão da informação, porque o que desespera a comunidade é não saber o que fazer e muitos acidentes acontecem por falta de organização. O objetivo é fazer a desocupação das áreas de risco ordenadamente, porque o mais importante é salvar a vida e desocupar com segurança, conclui.
Este seminário, que está em sua segunda edição, abordou temas como: a dinâmica de desocupação de áreas de risco; o programa Elos de Cidadania nas ações de preparação das comunidades da Região Serrana; a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas Naturais e seus benefícios para o Rio de Janeiro, além das ações de respostas, planos de contingência, projeto Vicon-Saga e do sistema de Comando de Incidentes como ferramenta de resposta aos desastres naturais.
Entre os participantes, esteve presente Gustavo Bard, secretário municipal de Defesa Civil de Cantagalo. Segundo ele, “esse seminário é muito importante para a divulgação da prevenção e enfrentamento dos desastres naturais em nossa região”. Essa mobilização, diz ele, será para uma melhor preparação de toda a população da região para as próximas chuvas e a gente sabe da importância que essas ações têm, não só na Região Serrana, mas em todo o Brasil, depois da tragédia climática. E a expectativa desse seminário é ter uma melhor comunicação e informações, para que a gente possa levá-las às nossas cidades. Segundo Bard, em Cantagalo, “em todo início do período das chuvas, fazemos oficinas nas comunidades onde há maior risco de deslizamentos, explicando sobre o sistema de alerta, como acionar a Defesa Civil e como agir nesses casos e, principalmente, usando o sistema de rádio local, que tem funcionado plenamente”.
O vice-presidente da Cruz Vermelha de Nova Friburgo, José Luiz Thurler Teixeira, também esteve presente no seminário e, segundo ele, a Cruz Vermelha tem uma parceria com a Prefeitura e com a Defesa Civil Municipal. “O nosso intuito”, diz José Luiz, “é sair daqui e preparar as crianças nas escolas, porque elas são mais receptivas ao aprendizado e podem passar conhecimento aos pais”. Atualmente a Cruz Vermelha de Nova Friburgo tem 75 pessoas preparadas para dar cursos nas escolas, dando suporte à vida e toda quarta-feira, às 18 horas, eles dão treinamento na sede da Cruz Vermelha, na praça Getúlio Vargas, também aberto à comunidade. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade