Henrique Amorim
As inscrições de filmes, vídeos e documentários com temática socioambiental produzidos em Nova Friburgo e demais municípios serranos para a mostra competitiva regional do 5º Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo estão abertas até o próximo dia 20. As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.fricine.com.br e deverão ser impressas, preenchidas e entregues na sede do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), na Avenida Alberto Braune 224 – sala 212, em frente à Prefeitura. As inscrições são gratuitas e o vencedor será premiado com o troféu Cão Sentado e R$ 1.200.
Junto à ficha de inscrição deverão ser entregues duas cópias da produção em DVD, sinopse do filme ou vídeo com até 250 palavras, ficha técnica, filmografia do realizador, duas fotos de divulgação do filme e uma foto do diretor em formato .jpg e resolução de 300 dpi. Vale destacar que cada produção deverá ter no máximo 30 minutos de duração. Será exigida ainda do produtor uma declaração de residência na região há mais de um ano. A organização do festival informa ainda que os filmes inscritos na mostra competitiva regional deverão ter sido produzidos após 1º de janeiro de 2009.
De acordo com o organizador do 5º Fricine, Pedro Cavalcanti, um juri especializado irá selecionar oito produções para o concurso mostra competitiva regional, que pretende ainda valorizar jovens da região e universitários de Comunicação Social interessados em produções audiovisuais. A divulgação das produções escolhidas será feita até o próximo dia 30 no site do 5º Fricine e as exibições ocorrerão durante a realização do festival, entre os dias 15 e 21 de outubro no Teatro Municipal de Nova Friburgo, no Suspiro, com entrada franca. O vencedor será escolhido pelos espectadores do 5º Fricine.
“Neste festival iremos exibir, divulgar e premiar filmes e vídeos que contribuam para a solução dos problemas que perturbam a paz da humanidade e ameaçam a vida na terra. Buscamos nessas produções identificar perspectivas de sustentabilidade ambiental e também justiça social”, comenta Pedro Cavalcanti.
5º Fricine também terá mostra competitiva de vídeos internacionais
Além da mostra regional, o 5º Fricine também promoverá o concurso de filmes e vídeos internacionais com temática socioambiental. A organização do festival já possui para seleção mais de 80 produções das Américas, Europa e Ásia. Um júri de cineastas gabaritados irá escolher o vencedor que receberá o troféu Alcantarea Imperialis (bromélia típica da Serra dos Órgãos). Também haverá moções honrosas.
Desde que foi criado ainda como Muricine, o festival já exibiu mais de 250 produções cinematográficas. Nas exibições, muito mais que mostrar as inúmeras belezas naturais da Região Serrana, do Brasil e do mundo, pretende-se provocar discussões sobre a necessidade de buscar-se cada vez mais na sociedade mudanças de comportamento e alternativas para a sustentabilidade visando a melhoria da qualidade de vida no planeta. Para tanto serão promovidas durante o 5º Fricine circuitos de palestras e debates com ambientalistas convidados.
A realização do festival é das empresas Brian Cine e Jardins de Altitude da Mata Atlântica com apoio das secretarias municipais de Cultura, Educação e Meio Ambiente com patrocínios da Fecam e Petrobras.
Deixe o seu comentário