Colégio Anchieta tem novo diretor acadêmico

segunda-feira, 03 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Colégio Anchieta tem  novo diretor acadêmico
Colégio Anchieta tem novo diretor acadêmico

José Duarte

Luiz Alberto Boing, carinhosamente chamado de Lula, é o novo diretor acadêmico do Colégio Anchieta. Ele é natural de Santa Catarina, nascido em 1964, casado com uma carioca e pai de um menino e uma menina. Ele foi seminarista por um tempo, formou-se em filosofia, e durante uma experiência de dois anos morando numa comunidade carente, a serviço da Pastoral de Favelas, começou a trabalhar no Colégio Santo Inácio, onde ficou até 1994.

Depois Lula dirigiu a Escola Técnica de Eletrônica (ETE) em Santa Rita do Sapucaí (MG). Voltou para o Santo Inácio para ser diretor adjunto, ficou até 2003, e de lá até agora exerceu a função de diretor do Centro Pedagógico Pedro Arrupe, um espaço de pesquisa e formação de professores, onde conheceu a maioria do corpo docente do Colégio Anchieta.

“Quando fui convidado para ser diretor acadêmico, vim com tranquilidade. Já conhecia o pessoal daqui e isso foi um dos pontos favoráveis para a minha decisão”, revelou.

O novo diretor tem uma relação afetiva com Nova Friburgo: passou aqui a sua lua de mel. A possibilidade de trabalhar numa cidade do interior foi recebida com alegria. “Já era projeto nosso, quando chegássemos perto da aposentadoria, virmos para o interior, justamente pela qualidade de vida. Para nós é uma satisfação estar aqui”, declarou.

FUNÇÃO - Luiz Alberto Boing é o diretor acadêmico, e o padre Guy Ruffier, o reitor geral. “Comigo trabalham as coordenações pedagógicas, a orientação educacional, as coordenações de áreas de séries. Eu tenho a responsabilidade de organizar a escola academicamente, tentando uma melhor articulação em cada um desses segmentos”, explicou.

FORMAÇÃO - O diretor é também formado em estudos sociais, com especialização, mestrado e doutorado em educação pela PUC-Rio. Atualmente, cursa direito. “Eu não estudei com os jesuítas, mas comecei minha relação com eles em 1985, trabalhando no Colégio Santo Inácio. Lá, fui professor de história e ensino religioso e trabalhei também na pastoral. Sou da roça, meus pais saíram da colônia alemã para poder dar estudo aos filhos”, lembrou.

PLANO INICIAL – “Em educação, é parte do nosso ofício, inovar. Precisamos estar sempre pesquisando as novidades e ao mesmo tempo, procurando uma forma de incrementá-las na nossa cultura, dentro do que é possível fazer no Anchieta, na medida das possibilidades daqui”, avaliou.

NOVA FRIBURGO – Apesar de conhecer Nova Friburgo, ele alega ainda precisar de tempo para conhecer melhor a cidade. “Estou falando como alguém que ainda não conhece direito a cidade nem tão profundamente o Colégio Anchieta. Preciso de tempo para conhecê-los melhor e formar uma opinião”.

COMPROMISSO – Lula tem o compromisso em dar estruturação para o colégio, adequá-lo a todo plano apostólico da Companhia de Jesus. Não só procurar a excelência acadêmica propriamente dita, mas a excelência humana e cristã. Seu trabalho terá a estreita colaboração dos jesuítas, com o plano apostólico da província. Qualquer atitude tomada no Colégio Anchieta não pode estar desarticulada do que os jesuítas fazem nas universidades, com o que eles fazem na educação popular e com a juventude. Então, o compromisso dele é garantir essa identidade para o Colégio Anchieta.

ANCHIETA & COMUNIDADE - A escola jesuíta caminha junto com a comunidade. A especialidade na pesquisa da educação é a educação jesuíta. As fórmulas jesuítas sempre foram muito mais do que uma escola, “são o centro irradiador de cultura, produção artística e isso não pode ser feito fora da cultura local, fora da comunidade. Então, o colégio tem que se inserir cada vez mais no local em que ele está”, argumentou.

O diretor antecipou que oportunamente vai procurar o secretário municipal de Educação e a Coordenadoria Regional Serrana II, para se apresentar. No seu entendimento, é preciso pensar numa política pública. “Como doutor na área de formação de professores posso contribuir para a cidade, até porque tenho militância nessa área”, finalizou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade